quinta-feira, 30 de junho de 2011

Restaurante A Bela Sintra inaugurará em Brasília

O restaurante Bela Sintra, de São Paulo (rua Bela Sintra, 2325, nos Jardins), possui uma adega com mais de 150 rótulos e 1.500 garrafas de vinho, alguns especiais para acompanhar a lagosta à thermidor. Pois, o Bela Sinta vai inaugurar, em julho, uma filial em Brasilia. Espero que tenha o mesmo serviço, a mesma qualidade da comida e, principalmente, a mesma carta de vinho. Com projeto de Mauricio Karam, a identidade da filial é composta pela harmonia da arquitetura clássica e contemporânea .
Distribuído em 900m2 em três pavimentos na região 105 Sul de Brasília, o A bela Sintra será inaugurado no dia 28 de julho. Com capacidade para acomodar 120 pessoas, a obra projetada pelo arquiteto paulistano Mauricio Karam e apelidada de “Caixa de Vidro”, pelo mesmo, possui em toda a sua extensão traços característicos do projetista que assina suas obras com excelência e personalidade.
“Ao receber a oportunidade de projetar o A Bela Sintra em Brasília, um cenário caracterizado pelas obras de Niemeyer, optei por seguir a linha clássica dos restaurantes do grupo, porém acrescentando novos elementos da arquitetura contemporânea. A ideia foi harmonizar o novo ícone brasiliense aos traços marcantes da arquitetura de Brasília”, comenta o arquiteto Mauricio Karam.
O restaurante possui um extenso jardim em sua parte posterior, o que atribui uma brisa despojada em meio à classe característica do restaurante mãe em São Paulo. O grande volume de pedra em Limestone paginado com molduras em cobre divide os ambientes de bar e salão sob um forro de luz dimerizável que muda de intensidade conforme a luz externa. A entrada com piso também em Limestone Mont doré avança sobre os salões e uma fonte vertical cria vida ao lado oposto do bar.
Ao anoitecer, a suntuosa “Caixa de Vidro” modifica sua intensidade luz, devido às sancas de led periféricas, e cria cenários diferenciados. A área do bar com mesas em laca brilhante, poltronas em veludo molhado, estantes em cobre facetadas e balcão em pinho de Riga recebe uma iluminação indireta em diferentes proporções. Ao fundo persianas em madeira escura são o caminho para a entrada da luz e apreciação da paisagem externa.
Com mesas distribuídas em meio a uma árvore cravada a um bloco de pedra e com cadeiras e piso em madeira ebanizada, uma fonte é a responsável pela ambientação do salão “dois” ao atribuir uma sensação de aconchego ao espaço graças ao som da água originário da fonte.
Em outro pavimento um grande lounge e um bar caracterizam três salas VIPs projetadas por Mauricio Karam para a realização de almoços e jantares mais privativos. Mobiliários clássicos e obras de arte em telas gigantes da artista plástica Sônia Menna Barreto ilustram o espaço idealizado pelo arquiteto. Ao fundo do lounge uma adega de vidro possibilita a iluminação das garrafas que estão fixas por acrílico transparente de onde é possível visualizar as copas das árvores do jardim posterior.
“Nos preocupamos em atribuir ao A Bela Sintra espaços VIPs e um grande salão para eventos coorporativos. Agora, Brasília poderá contar com um local sofisticado e diferenciado para a realização de reuniões e eventos”, comenta Mauricio Karam.
A praça projetada pelo paisagista Alex Hanazaki, a céu aberto, na parte posterior do edifício, foi adotada pelo restaurante e dá um “fumoir” ao ambiente para que os clientes possam relaxar e tomar alguns drinks.
A suntuosidade do projeto é finalizada com a concepção dos banheiros com tetos revestidos em folhas de cobre iluminadas por luminárias embutidas no piso. O arquiteto Mauricio karam é o responsável por todo o design de interiores, reforma das fachadas, bem como a especificação dos materiais.
Desde 2004, o escritório Mauricio Karam Arquitetura atua em diversas partes do Brasil e no exterior, aliando bem-estar e harmonia ao aproveitamento adequado dos espaços propostos. Há projetos desenvolvidos em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além de países como Portugal e Angola. São mais de 100 mil m² de criações com foco nos segmentos residencial, comercial e coorporativo. Reflexo do processo de seu crescimento estrutural, o escritório também atende o mercado de incorporação imobiliária de loteamentos. No comando do MK Arquitetura, está o arquiteto e urbanista Maurício Karam, formado pela Faculdade de Belas Artes, em 2003.

Nenhum comentário: