terça-feira, 14 de junho de 2011

Dal Pizzol lança a primeira dupla do ano


Sauvignon Blanc 2011 Dal Pizzol





Gamay Dal Pizzol 2011
...........
Sauvignon Blanc e Gamay, dois sabores que chegam ao mercado com o selo 2011. Já é possível degustar na taça um pouco dos aromas e sabores da safra 2011. A Dal Pizzol Vinhos Finos lança a primeira dupla do ano. O branco aromático Sauvignon Blanc e o jovem tinto Gamay Beaujolais, ambos elaborados com o fino trato dedicado pela vinícola a pequenas partilhas. São apenas 5.500 garrafas cada variedade.
Especial e exuberante, o Dal Pizzol Sauvignon Blanc 2011 é resultado do processamento de uvas cultivadas em Bagé, na fronteira gaúcha. As uvas passaram por esfriamento em câmara fria antes de serem prensadas. Este vinho passou por um período curto de 6h de maceração na própria prensa, a fim de concentrar e extrair mais aromas. Após, foi resfriado, decantado e clarificado, para seguir ao processo de fermentação alcoólica com adição de leveduras selecionadas específicas para a variedade. Na sequência foi realizada a fermentação malolática, seguida pela estabilização, filtração e engarrafamento.
Este processo resultou em um vinho sedutor, com 12% de graduação alcoólica. Seu delicado e penetrante aroma que lembra relva, ervas e frutas tropicais, combina com peixes de sabor menos acentuado, camarões, lagostas, saladas, entradas suaves e queijos de cabra. A temperatura de serviço indicada é de 6ºC a 10ºC.
Quem prefere os tintos pode se embriagar de prazer ao degustar o jovem, leve e frutado Dal Pizzol Gamay Beaujolais 2011, que chega para aquecer o inverno. As uvas que originaram este vinho foram cultivadas na Serra Gaúcha. No auge da maturação, elas foram desengaçadas e esmagadas. Depois da fermentação alcoólica com leveduras selecionadas e uma curta maceração de três dias, o mosto passou por fermentação controlada com temperatura entre 22ºC e 25ºC. De forma natural se deu a fermentação malolática e a estabilização dos tartaratos foi efetuada pelo método a frio (0ºC) por um período de 10 dias.
Com todo este processo, o vinho se torna mais rico em extrato, acidez, matéria corante e taninos, portanto um vinho que além de estar muito equilibrado e apto para ser consumido jovem tem estrutura para suportar um tempo maior de amadurecimento (até dois anos). Com 12% de graduação alcoólica, este vinho acompanha pratos leves, como peixes, massas e carnes com molhos poucos condimentados, mas permite ao consumidor sentir-se livre para fazer sua própria harmonização. Ideal ser consumido entre 8ºC e 12ºC.
Dal Pizzol Sauvignon Blanc 2011
Vinho de coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. Aroma pronunciado que lembra frutas tropicais, como abacaxi, maracujá e goiaba, mesclado com um toque herbáceo. Ao paladar nota-se um vinho leve e delicado, de boa acidez, refrescante, com retrogosto intenso e agradável.
Dal Pizzol Gamay Beaujolais 2011
É um vinho de caráter jovial, estilo descomprometido, leve, frutado e delicado. Seu frescor é típico e bem presente, exaltando notas de frutas como banana madura, pêra e frutas vermelhas; tem boa maciez, descontraído e com frescor agradável, característico da variedade.

Nenhum comentário: