domingo, 5 de junho de 2011

Portus Cale recomenda vinhos doces naturais para o Brinde a dois


Moscatel Roxo é uma casta rara da Bacalhôa
..............
Vinho e romance, combinação perfeita e que merece um brinde com vinhos especiais. Pensando nisso, a Importadora Portus Cale, uma das mais antigas do Brasil, conhecida por comercializar os excepcionais vinhos portugueses da Bacalhôa e os Vinhos do Porto Taylor´s, oferece alguns rótulos de seu portfólio para comemorar o Dia dos Namorados.
Um vinho de qualidade excepcional, o Moscatel Roxo 1998, (R$ 165,00), da região de Setúbal, é uma excelente opção para o clima romântico que paira no ar nestes dias. Trata-se de um vinho doce natural de coloração topázio escuro que na boca oferece um delicioso equilíbrio entre doçura e acidez. Seu aroma é intenso e complexo, com notas florais de flor de laranjeira e rosas, passas, amêndoas e mel. Devendo ser consumido na temperatura de 16-18 ºC. como outros vinhos fortificados, como aperitivo ou após a refeição, com a sobremesa ou para esticar o papo depois do jantar.
Moscatel Roxo é uma casta rara, que gera vinhos de qualidade superior, por isso a Bacalhôa Vinhos de Portugal promoveu o plantio do maior vinhedo desta casta do mundo, preservando assim essa casta de qualidade superior que gera excelentes vinhos de sobremesa na região de Setúbal. Pela sua raridade, esse produto é comercializado em garrafas de 500ml. Por ser fortificado, apresenta um teor alcoólico mais elevado 18 %.
Com um preço mai acessível outra sugestão da Portus Cale é o Moscatel de Setubal 2004 - feito na mesma região, da uva Moscatel (R$ 41,00). A fermentação desse vinho é interrompida pela adição de aguardente vínica e o mosto passa por um estagio de 4 anos em barris de carvalho.
O desejo da Bacalhoa com esse produto era fazer um Moscatel de Setúbal mais acessível ao consumidor. A idéia era "democratizar" o Moscatel de Setúbal, vinho que como outros vinhos generosos, como Vinho do Porto ou Madeira, têm um histórico de consumo circunstancial (casamentos, batizados, ou ocasiões mais nobres). Obtiveram sucesso e o vinho Moscatel hoje é largamente consumido na região e o seu estilo, jovem e frutado, sugestionou o consumidor a bebê-lo em variadas circunstâncias: fresco com uma casca de limão, como aperitivo, a acompanhar sobremesas confeccionadas com chocolate preto ou simplesmente como digestivo, com um bom café.
Seu teor alcoólico é menor do que o do Moscatel Roxo, 17 % e vendido em garrafas de 750ml. Deve ser consumido ligeiramente refrescado, em torno de 14º. C. A sua cor é extremamente sedutora, um topázio claro, com um intenso aroma da uva de moscatel lembrando flor de laranjeira, chá e passas. Na boca a fruta é intensa, encorpado com sensações de amargo doce, tendo um final longo e persistente.
Os vinhos podem ser adquiridos em lojas ou na importadora:
Portus Cale: www.portuscale

Nenhum comentário: