quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vinícola Campos de Cima realiza poda de inverno nos parreirais










Poda é feita no inverno, quando a parreira dorme ao frio
............





Correção de solo, ajustes na estrutura física e aplicação da calda sulfocálcica antecederam a ação realizada a partir de agosto, obrigatória para garantir uma boa safra. A Vinícola Campos de Cima, de Itaqui, na Campanha Gaúcha, realiza a poda de inverno nos seus 15 hectares de vinhedos. A ação faz parte dos cuidados que os parreirais precisam ter nesta época do ano, quando as temperaturas são muito baixas na região. Conforme o agrônomo e consultor técnico da Campos de Cima, Antonio Santin, a poda se dá após a queda total das folhas, em agosto.
Até agora, as plantas receberam um tratamento com Calda Sulfocálcica, um produto à base de enxofre, pouco tóxico, para eliminar os esporos dos fungos que por ventura estejam sobre elas. “O benefício disso é reduzir muito a necessidade de aplicação de defensivos durante o ciclo vegetativo, contribuindo assim para uma produção mais sustentável”, argumenta.
A poda tem a função de eliminar grande parte dos ramos produzidos na safra anterior. Assim, deixa-se o numero de gemas adequado para cada planta para que haja uma brotação exuberante e boa produção, além de garantir excelente qualidade aos frutos. Segundo Santin, essa etapa sucede a de manutenção e melhoramento dos parreirais, que engloba correção de solo e ajustes na estrutura física de sustentação das plantas.
“Plantamos diversas variedades para testar as melhores que se adaptam ao nosso clima. Aos poucos, estamos escolhendo aquelas que melhor respondem no nosso terroir”, avalia a proprietária da Campos de Cima, Hortência Ayub. Os vinhedos da vinícola produzem as variedades Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec, Ruby Cabernet, Tempranillo e Tannat. Todas estas variedades a partir de mudas importadas da Itália.

Nenhum comentário: