quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dunamis supera expectativa de crescimento no 1º semestre








José Antonio Peterle, dono da Dunamis
Foto Ana Paula Naresso
...................






A Dunamis Vinhos e Vinhedos, de Dom Pedrito (RS), superou os resultados projetados para o primeiro semestre deste ano. Os dois rótulos – Dunamis Cor safra 2009 e Dunamis Ser safra 2010 –, lançados em janeiro deste ano no mercado, foram tão bem recebidos pelos consumidores que já estão presentes em 75 Pontos de Venda (PDV) em todo o Rio Grande do Sul. O resultado supera em 50% a previsão inicial do diretor executivo Júlio Kunz, que esperava colocar os produtos em 50 estabelecimentos até agosto. “Superamos esta marca antes mesmo do período estimado e, o melhor, estamos presentes nas melhores lojas e restaurantes de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Bagé e Dom Pedrito”, comemora. A intenção é fechar o ano batendo a marca dos 100 PDVs no Estado.
Até o final deste ano, a Dunamis deve colocar no mercado sua linha de espumantes a partir de uvas cultivadas em Cotiporã, na Serra Gaúcha. Segundo Kunz, a intenção é lançar um Brut e um Moscatel pela método charmat (a segunda fermentação é feita em tanques de inox, chamados de autoclaves). Também está em preparação o lançamento do vinho rosé Dunamis Tom, elaborado a partir de uvas da Campanha Gaúcha. Para 2012, a Dunamis prepara o lançamento dos seus primeiros varietais para, então, dar a largada a seu projeto de expansão nacional e internacional.
A estratégia de expansão da Dunamis visa a estar presente em canais on trade (bares, restaurantes e hotéis) e off trade (lojas especializadas e canais alternativos), não estando à venda nos supermercados. Segundo Kunz, isso é para garantir que os produtos cheguem aos consumidores em excelentes condições. Para isso, a empresa opta por ações corpo a corpo. O trabalho ocorre por meio dos próprios multiplicadores e dos funcionários de cada casa escolhida para degustação. “Nossas vendedoras fazem questão de acompanhar o trabalho nos estabelecimentos, apresentando os produtos e entregando folders. Além disso, os funcionários são especialmente treinados para servir os vinhos Dunamis e mostrar seus diferenciais”, explica Kunz. Além de Dom Pedrito e da região da Campanha, o trabalho ocorre também em locais estrategicamente escolhidos na Capital, em Caxias do Sul e em Santa Maria. A Dunamis é o novo empreendimento do agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle [foto em anexo]. Depois de quase 30 anos como produtor rural, plantando arroz, criando gado e cultivando maça, Perterle iniciou, em 2002, um novo projeto para a produção de uvas viníferas de qualidade em Dom Pedrito e em Cotiporã. Esta é a origem dos vinhos finos de alta qualidade Dunamis, que recebeu R$ 5 milhões em investimentos, que deve dobrar nos próximos cinco anos. Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho desde 2005, foram e estão sendo identificadas as variedades de uvas que melhor se adaptam às áreas de cultivo da Dunamis. Em um hectare, por exemplo, são cultivadas mais de 50 variedades de uva para avaliar quais se adaptam melhor ao terroir de Dom Pedrito.

Nenhum comentário: