quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Venda de vinho cresceu 7,8% no 1º semestre do ano


Julio Fante, presidente do Ibravin
Foto de Orestes de Andrade Jr.
.............

A comercialização de vinhos finos e de mesa elaborados no Rio Grande do Sul – responsável por cerca de 90% da produção nacional – alcançou um crescimento de 7,8% no primeiro semestre no Brasil. Conforme levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) foram vendidos 112,5 milhões de litros de vinhos finos e de mesa de janeiro a junho deste ano, ante 104,3 milhões de litros colocados nos primeiros seis meses de 2010. “É o maior volume de venda de vinhos finos e de mesa do primeiro semestre dos últimos quatro anos”, comemora o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante [foto em anexo]. “Estamos em um bom ano, tendo a ajuda do frio nas regiões Sul e Sudeste, o que está nos permitindo recuperar parte do espaço perdido no ano passado”, observa Fante.
Os vinhos finos tintos tiveram suas vendas aumentadas em 4,4% no período e os tintos de mesa cresceram 8,5%. O total de 6,8 milhões de litros de vinho fino tinto vendido no primeiro semestre deste ano supera todos os últimos seis anos. “Cada vez mais o consumidor tem se voltado a descobrir a evolução do vinho brasileiro e isso tem se refletido nas vendas”, salienta Fante. A comercialização de espumantes manteve-se estável no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passando, com a colocação dos mesmos 11,77 milhões de litros de 2010. “O forte da venda de espumantes é no segundo semestre, quando mais da metade da produção é colocada no mercado”, explica Fante.
O destaque do primeiro semestre do ano, mais uma vez, foi o suco de uva, que teve sua venda incrementada em 33% de janeiro a junho de 2010. Foram colocados no mercado brasileiro 21,5 milhões de litros de suco de uva, contra 16,1 milhões de litros no mesmo período de 2010. O suco de uva 100% natural pronto para beber teve um aumento ainda maior – 36,8% – alcançando 18,6 milhões de litros comercializados, o maior volume da história. “O suco de uva continua nos surpreendendo com números sempre positivos, prova de que o consumidor está cada vez mais identificando as características saudáveis e refrescantes deste produto”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin. O suco de uva 100% natural não contém adição de água nem açúcar, e ainda possui benefícios dos derivados das uvas tintas oferecem devido à presença do resveratrol, sem a presença de álcool.
Os números apurados pelo Ibravin referem-se ao Rio Grande do Sul – origem de aproximadamente 90% da produção brasileira de vinhos e derivados – conforme o Cadastro Vinícola, mantido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As informações não abrangem as empresas do restante do País em razão de outros estados brasileiros não implantarem o Cadastro Vinícola.

Nenhum comentário: