quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Degustação para a Avaliação Nacional de Vinhos


Avaliação das 383 amostras inscritas por 72 vinícolas para a Avaliação Nacional dos vinhos da safra 2011 acontece no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Goçalves. Serão quatro etapas.
O primeiro e o segundo grupos de 30 enólogos concluiram a degustação das amostras inscritas na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010. Este ano, devido ao aumento de 48% no número de amostras – 383 de 72 vinícolas -, a degustação de seleção será realizada em quatro etapas por quatro distintos grupos de enólogos, envolvendo 120 profissionais. O terceiro grupo começou, ontem, e o processo segue até o dia 26 de agosto. O resultado somente será apresentado ao grande público no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Christian Bernardi, destaca a importância desta etapa no processo de avaliação da safra. “Enólogos de todo o Brasil participam deste momento, que além de oportunizar a integração, também ressalta o conhecimento técnico e a experiência de cada um. Para avaliar uma safra é essencial ter 100% de seus avaliadores especializados no assunto”, afirma.
Seguindo normas internacionais, a degustação de seleção é feita às cegas. A etapa é realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, parceira técnica do evento. Todas as amostras coletadas diretamente nas vinícolas, do reservatório, por membros da Comissão Organizadora, agora são analisadas durante 16 dias por 120 enólogos, que participam do processo de degustação de seleção divididos em quatro grupos. Cada grupo terá quatro dias para avaliar 96 vinhos. O segundo grupo entra em ação no dia 11 de agosto.
As amostras serão analisadas em seis categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. A divulgação da relação dos 30% representativos da Safra 2011, ou seja, 115 vinhos, acontece no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, para mais de 700 apreciadores da bebida. Neste dia, 16 amostras selecionadas entre os 30% serão degustadas pelo grande público e comentadas por um painel de convidados especiais formado por especialistas e jornalistas. As inscrições para quem deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 iniciam dia 22 de agosto. Mais informações no site www.enologia.org.br.
Grupo 1 – 5, 8, 9 e 10 de agosto
Grupo 2 – 11, 12, 15 e 16 de agosto
Grupo 3 – 17, 18, 19 e 22 de agosto
Grupo 4 – 23, 24, 25 e 26 de agosto
DEGUSTADORES GRUPO 1
Ademir Brandelli
Alberto Miele
Anderson Schmitz
Ben-Hur Rigoni
Carlos Abarzúa
Carlos Menegotto
Daniel De Paris
Diego Pasini
Edemilson Bridi
Edvaldo Gallon
Firmino Splendor
Franciele Luza
Gabriel Carissimi
Geyce Salton
Gilberto Simonaggio
Jatir Dequigiovanni
Jefferson Sancineto Nunes
João Carlos Taffarel
João Valduga
Juliano Perin
Laércio Spadari
Leandro Santini
Luciano Vian
Lucindo Copat
Márcio Bonotto
Marco Salton
Mateus Valduga
Nauro Morbini
Nelson Rotta Randon
Tiago Tonini

Nenhum comentário: