O pessoal que possui vinhedos em Quaraí, na região da Campanha, também pode ser tentado a fazer um icw winw, como faz a Pericó em Santa Catarina. Na madrugada de domingo, dia 2 de julho, a cidade foi a que marcou a temperatura mais baixa, este inverno, no Rio Grande do Sul: -4,1°C. Foi o amanhecer mais gelado até agora no estado. Esta temperatura, foi marcada nos termômetros da cidade,porque nos dos interior do município e na fronteira Quaraí-Livramento, a queda foi maior. O crítico de vinhos Oly Corrêa, que tem uma fazenda na região do Caty, na fronteira entre os dos municípios, manda dizer que, em seu Haras Alegria, os termômetros pendurados a dois metros do chão marcaram -6,5°C. Ele acha que, no solo, deveria estar a -8°C.
Aquela região já demonstrou que possui terroirs bons para vinhos de qualidade. Ele gosta de vinhos, é crítico do produto que os outros elaboraram, porque não pega 10 ou 20 hectares de suas léguas de campo, e instala um vinhedo, principalmente como objetivo de colher uvas cabernet sauvignon a menos 8 graus de temperatura? Vai lá, Olyr.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Infelizmente, não dá. Os neosolos superficiais são tão superficiais que nada cresce por lá, a não ser gramíneas e leguminosas forrageiras. Por isso o pampa desta região, a única estepe temperada do Brasil, é ideal para ovinos, equinos e bovinos. Nunca notaste que por lá não há árvores? Só em margens de rios. As que existem foram plantadas e cuidadas pelo homem. E nas baixadas e várzeas, onde há solos profundos, é tal a retenção de água que todas as raízes apodrecem. Lá, só arroz irrigado, e pastagem de forrageiras temperadas.
Não fosse por isso, seria o "terroir" ideal. As parreiras teriam de ir buscar água em grande profundidade, a amplitude térmica no verão é de 20 graus ou mais, a umidade abaixo dos 30 esempre temos uma estiagem perto do amadurecimento. Além disso as pedras mouras guardam o calorzinho do sol para irradiar à noite.
Mas, nem tudo pode ser perfeito e temos que nos consolar com a melhor carne ovina e bovina do mundo (sem chovinismo - não sou pampeano). A carne da ovelha e do boi realmente são expressões daquele terroir sem igual. Que por lá, chama-se "do Pedregal".E você é testemunha pois as degustou às cegas. Mas o vinho poderia vir de Pedras Altas, de “terruño” semelhante e que já Assis Brasil identificou quase cem anos atrás como o mais indicado para vinícolas.
Aguardemos um verdadeiro amante do vinho e não somítico se estabelecer por lá...
Olyr Corrêa
Postar um comentário