quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Produtores de vinho visitam o Vale do São Francisco

  
Os dois principais polos da uva e do vinho no Brasil se encontraram nesta semana. Foi a primeira missão técnica do projeto Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha para a Região do Vale do São Francisco. Até quarta-feira, 2 de dezembro, foram percorridos vinhedos e vinícolas de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia. O projeto é do Sebrae-RS, cujo superintendente é Derly Fialho.
A gestora de projetos de agronegócio do Sevrae-RS Angélica Brandalise conta que 20 vinícolas da Serra Gaúcha participam da viagem. “O objetivo é conhecer o sistema de produção e processamento, cultivo da uva vinífera e de mesa, manejo dos vinhedos, estrutura das vinícolas, produção de vinho, espumante e suco de uva”, observa a gestora.  
O grupo também terá acesso a novas tecnologias e formas de manejo na produção de uvas, a estratégia de negócio como diferencial competitivo, o processo de produção e projetos de pesquisa (pública e privada). “A região está se destacando como polo produtor e há aumento da concorrência frente a esses vitivinicultores, que registram um crescimento pouco comum para as cidades do Sertão”, analisa Angélica. 

No roteiro estão visitas à Vinícola Miolo, Fazenda Grand Valle, Cooperativa Agrícola Nova Aliança (Coana), Vitivinícola Santa Maria S/A – Rio Sol, Embrapa Uva e Vinho Semi-Árido, Fazenda Timbaúba, do Grupo Queiroz Galvão Alimentos, e Cooperativa Agrícola Juazeiro (CAJ). “Esperamos que a viagem promova troca de experiências e um intercâmbio de informações tecnológicas e de gestão com os produtores e vinícolas da região do Vale de São Francisco”, conclui a gestora.

3 comentários:

Aldo disse...

Será que não sabem que o São Francisco está na pior seca da história?

Eureka - descobri disse...

Que seca? Será que você não sabe que no Vale do S. Francisco no Nordeste, se pratica a agricultura irrigada, que é o maior produtor e exportador de uvas do Brasil, que foi desenvolvida a uva sem sementes nessa região, que produz 15% dos vinhos nacionais?

Anônimo disse...

Que seca? O Vale do S. Francisco pratica a agricultura irrigada.