Foto Leonid Streliav
Produtos da Guatambu
Foto Edu Defferari
A Guatambu Estância do
Vinho encerra 2015 comemorando o aumento de 175% no faturamento, em relação às
vendas de 2014. Um dos grandes motivos, segundo o diretor e sócio proprietário
da vinícola, Valter José Pötter, está diretamente ligado ao salto de qualidade
da linha de espumantes, através das excepcionais safras das uvas brancas do
triênio 2013/2014/2015. “A qualidade reflete nos expressivos prêmios que
recebemos e no aumento das vendas”, declara.
Além disso, o constante
crescimento na região sul e a significativa abertura no mercado das cidades de
São Paulo e Rio de Janeiro também reforçam o excelente momento. “Em São Paulo
fechamos no primeiro semestre deste ano uma parceria com a adega itinerante Los
Mendozitos, somos os únicos brasileiros na carta de vinhos deles”, conta. No
Rio de Janeiro, o cenário é otimista: foram 25 novos pontos de venda na cidade,
entre bares, bistrôs e restaurantes.
Pötter ressalta que a alta
do dólar no último trimestre também despertou o interesse do público consumidor
em rótulos nacionais: “Até 2014, tínhamos apenas um ponto de venda em Santana
do Livramento, cidade conhecida pelos Free Shops. Em 2015 fechamos 20 novos
locais que comercializam nossos vinhos”.
A vinícola boutique
localizada em Dom Pedrito, RS, na Campanha Gaúcha, existe há doze anos e seus
vinhedos estão localizados na latitude 30º58’ sul – a mesma de países como
Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, referências na produção de vinhos.
Desde 2012 sua produção ocorre totalmente nas instalações do empreendimento, inaugurado
para visitação em 2013: uma construção que engloba toda a área de produção,
auditório, salão com parrilla para eventos e loja. Desde a abertura para o
público até novembro de 2015, o local recebeu mais de 15.000 visitantes de
diversas cidades do RS, além de muitos turistas uruguaios, que prestigiam a
programação que conta com almoços harmonizados e cursos de degustação. Somente
este ano, a vinícola recebeu mais de 10 prêmios em eventos e concursos.
O ano foi marcado pelo
lançamento de novos produtos, como o vinho Épico, disponibilizado no mercado
durante a ExpoVinis 2015 e vencedor Grande Prova Vinhos do Brasil 2014/2015 na
categoria Tinto Corte. Expoente de mais alta gama da vinícola, o Épico foi
elaborado com pequenas reservas de vinhos de quatro diferentes safras (2011,
2012, 2013, e 2014) das melhores parcelas dos vinhedos de Cabernet Sauvignon,
Merlot, Tannat e Tempranillo, sendo que todos passaram por carvalho francês e
americano.
Na mesma ocasião também
foram lançados o primeiro varietal Pinot Noir da Guatambu, safra 2014, dentro
da linha Rastros do Pampa, da qual também faz parte o Rastros do Pampa Tannat,
ganhador na categoria Melhor Tinto Nacional do Top Ten da ExpoVinis 2014, e o
branco Luar do Pampa Gewürztraminer 2015.
Mais recente produto
disponível no mercado, o Espumante Angus Extra-Brut, é uma parceria com
Associação Brasileira de Criadores da Raça Angus. Elaborado com uvas
Chardonnay, colhidas manualmente, é produzido pelo processo champanoise, revela
aromas finos de frutas de polpa branca, como ameixa branca e pera dando lugar,
em segundo plano, a notas delicadas de pão tostado e leveduras. Este é o
segundo rótulo produzido pela vinícola para a Associação, que em 2014 lançou o
Vinho Angus Tannat.
Perspectivas 2016
Em março de 2016 está
marcada a inauguração do Parque Solar da vinícola, com 600 painéis
foto-voltaicos, que servirão para suprir 100% da demanda energética da produção
e também servirão como cobertura no estacionamento de carros, na entrada da
propriedade. É um investimento de R$ 1,3 milhões, com previsão de retorno em
oito anos. Atualmente, 18 painéis serviram de piloto por dois anos, no
fornecimento de parte da energia para as instalações. Além de economia de
energia elétrica, o sistema registra a economia na emissão de CO2 e devolverá à
rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada. “Nosso
consumo no pico é de 20 mil quilowatts por mês. Com a instalação do sistema
fotovoltaico, vamos garantir uma economia financeira e de energia”, afirma
Pötter. “Nossa trajetória empresarial sempre foi norteada pela inovação e
sustentabilidade econômica, social e ambiental dos empreendimentos. No caso da
vinícola não poderia ser diferente”, afirma.
A previsão de aumento das
vendas, em comparação a 2015, é de 50%, com também aumento de público visitante
em 100%, tendo como estimativa um público de 12000 pessoas que visitarão o
empreendimento, com ticket médio de R$ 100,00.
Novos produtos
Uma nova linha de vinhos
tranquilos entrará na lista de rótulos oferecidos, com o lançamento da linha
Lendas, de alta gama, como o vinho Épico. Segundo a enóloga e
sócia-proprietária da Guatambu, Gabriela Hermann Pötter, são vinhos varietais
como Cabernet Sauvignon, Tannat e Tempranillo: “são bebidas que terão mais
tempo de amadurecimento em barricas e maior potencial de guarda”. O nome Lendas
remete à cultura da região do Pampa Gaúcho e a diversas lendas do folclore
local, como o “Baile dos Anastácios” e “Negrinho do Pastoreio”.
Um espumante também está
previsto para 2016: será o primeiro espumante negro da Guatambu, elaborado com
uvas Merlot pelo método champenoise, onde a casca das uvas tintas são maceradas
junto com o bagaço, dando cor à bebida. “É um estilo ainda pouco comum no
Brasil, mas fácil de encontrar na Europa, Argentina e Chile”, afirma Gabriela.
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