terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Jornalistas norte-americanos conhecem produção vitivinícola do Brasil

                            Norte-americanos provaram vinhos gaúchos
                            Foto Diego Adami
                              Os visitantes com o pessoal da Perini
                               Foto D/JN

A convite do Wines of Brasil, quatro jornalistas americanos desembarcaram na Serra Gaúcha no domingo, 29 de novembro, para uma imersão no universo vitivinícola da região. Até sexta-feira (4), eles visitarão vinícolas em Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Pinto Bandeira para degustar vinhos, sucos de uva e espumantes que cada vez mais conquistam enófilos pelo mundo. Os Estados Unidos são um dos mercados-alvo do projeto setorial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Além de rótulos elaborados na Serra Gaúcha, eles conhecerão vinhos produzidos em outras regiões brasileiras, como a Campanha Gaúcha, o Planalto Catarinense e o Vale do Rio São Francisco. Na noite de domingo, o grupo foi recepcionado com um churrasco tipicamente gaúcho no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves, onde também houve a apresentação do grupo de danças do Centro de Tradições Gaúchas.
Crítica de vinhos da Forbes.com, Cathy Huyghe elogiou a qualidade das bebidas que encontrou por aqui. "Eu realmente não sabia muito a respeito do Brasil. A imagem que se tem do país é o Rio de Janeiro, as praias, o Carnaval, e essa viagem está sendo extremamente proveitosa", afirmou. "O desenvolvimento do enoturismo me surpreendeu muito. Não pensava que fosse tão desenvolvido. O Brasil pode certamente ser um destino para quem gosta de vinhos. É interessante como as vinícolas têm sido inovadoras com o objetivo de alcançar os consumidores", elogiou Cathy, citando iniciativas como os wine buses como forma de atrair velhos e novos clientes. Somente em 2015, a jornalista fez aproximadamente 15 viagens para descobrir regiões pouco conhecidas do grande público. Ela cita lugares como a Tazmania (Austrália), o Oriente Médio, a Norte da África e a Índia entre os mais exóticos onde degustou excelentes vinhos.
No Brasil, Cathy disse ter degustado ótimos Merlots e surpreendeu-se com o fato de alguns produtores não utilizarem barricas de carvalho na elaboração de vinhos. "Nota-se uma confiança extrema no que se pode extrair da própria fruta", salientou.

       No dia 2, o grupo de quatro jornalistas norte-americanos visitou as instalações da Vinícola Perini, no Vale Trentino, em Farroupilha. Os profissionais vieram a convite do projeto Wines of Brasil, com o objetivo de degustarem os rótulos que tem conquistado o paladar do público norte-americano. Os jornalistas, que escrevem para importantes publicações americanas, buscaram conhecer mais sobre as bebidas fabricadas em solo gaúcho. Na Perini, puderam degustar diversos rótulos da marca, entre eles os da linha Macaw, que passou recentemente a ser comercializada na rede de farmácias norte-americana Walgreens. O grupo de visitantes participou ainda de um almoço na Taverna Perini, seguido de brinde para celebrar a visita, onde ficaram sabendo que a vinícola é uma das cinco principais do País, a Perini, situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, conta uma área total de 92 hectares, parte desta área possui o diferencial de ser produzida com uvas de videiras europeias certificadas. Com capacidade física para 16 milhões de litros, a Perini oferece mais de 90 itens de produtos derivados de uva para cinco mil clientes no Brasil. Entre os produtos, a Vinícola conta com a linha Perini (Linha Premium), Casa Perini (Vinhos finos e espumantes), Arbo e Macaw (Vinhos finos) e Sucos de uva integral.

Nenhum comentário: