quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Concurso de sommeliers dos vinhos do Alentejo


Continuando a falar sobre o Alentejo, temos novidades sobre o concurso de sommeliers instituído pelos vinhos do Alentejo no Brasil.     Mais de 60 sommeliers de todo o país se inscreveram no concurso, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (Portugal).   Especialistas de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Campinas participaram de semifinais, nestas cidades, em setembro, e integram a lista dos vencedores das etapas regionais, que serão premiados com um tour e tasting exclusivo, com duração de uma semana, pela região portuguesa do Alentejo.
O concurso "O Melhor Sommellier do Brasil", está em sua etapa final.  A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organização que certifica e promove os vinhos da região do Alentejo (Portugal), anunciou os oito finalistas do concurso, promovido ao longo do mês de setembro, nas cidades de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Campinas. São eles:
São Paulo
 •         Luciano Bressan - Restaurante Rancho
 •         Marcelo Batista - Trattoria Fasano
Recife
 •         Valdemir Ventura da Silva - Casa Matrona
 •         Fillipy Rodrigues Teixeira - Comercial Casa Dos Frios
Belo Horizonte
 •         Marco Aurélio S.L. Nascimento - Quinta do Escanção
 •         Denis Marconi de Oliveira - Taste-Vin
Campinas
 •         Claudio Moreira Alves - Hotel dos Bretães
 •         Alan Rocha Fernandes de Souza - Artusi Restaurante 
Promovido pelos Vinhos do Alentejo, a missão do concurso é revelar talentos brasileiros na área de vinhos.  A segunda fase deste concurso terá lugar na região vitivinícola Alentejana, em Portugal, e irá constar de visitas a várias vinícolas daquela região, terminando num teste prático onde um juri bem credenciado levará a cabo a dificil tarefa de escolher “O Melhor Sommelier Vionhos do Alentejo no Brasil – 2016”.
“O nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é muito elevado, o que naturalmente valoriza o concurso. É gratificante ver que a cada ano o número de especialistas no país crescem gradativamente”, analisa Dora Simões, presidente da CVRA e do júri que selecionou os melhores sommeliers do Brasil em 2015.
O grande vencedor da edição 2016 do concurso será anunciado no dia 26 de janeiro, na região do Alentejo, em Portugal, pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Mobilizando cerca de 60 inscritos de todo o Brasil, a iniciativa tem o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma cair cada vez mais, nas graças do apreciador brasileiro.
Quando escrevi sobre o lançamento do concurso, reclamei por Porto Alegre ter ficado de fora. Aqui no Sul também se bebe muito vinho português e temos excelentes bares e restaurantes que os oferecem em suas cartas. Espero que, na próxima edição, a Doa Simões coloque Porto Alegre no roteiro. Os que quiserem se somar à esta minha reivindicação, que entrem em contato com  marketing@vinhosdoalentejo.pt e www.vinhosdoalentejo.pt
A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana  foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.  É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo. 


Nenhum comentário: