segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vinhos da Portus Cale para o Natal e fim de ano


Os lindos jardins do Palácio da Bacalhôa, em Azeitão
Foto DU/JN










Loridos é uma importante marca da Bacalhôa
D/JN
........







Com o início das festividades do final de ano de 2011, a Portus Cale importadora, que trabalha com os vinhos de marcas Bacalhôa, Taylor’s e Mantellassi, oferece ao seu público espumantes delicados para comemorar a virada do ano. Estive lá no Palácio da Bacalhôa, em novembro, e provei grandes vinhos, inclusive um espumante de primeiríssima linha, em companhia do Vasco Penha Garcia, coordenador de enologia da casa, e Carina Gomes, RP. Acho que foi um Loridos Extra Brut 2007, que passou três anos na garrafa, safrado, sem adição de açúcar, é um extra-brut “pás dosé” já que não se adiciona licor de expedição no “dégorgement”. Coisa muito boa.
Ivanna Ferraz, jornalista da Virou Notícia Comunicação, informa que a Portus Cale trouxe da grande produtora Bacalhôa Vinhos, o espumante Loridos Rosé 2006 de uvas 80% castelão e 20% merlot - produzido na região Oeste de Portugal, agora denominada de Lisboa, - cuja elaboração é feita em um lagar com uma antiga prensa de “vara” - apresenta características de delicadeza como sensação de mousse desmanchando na boca e sabores de frutos vermelhos e florais. Ideal para acompanhar com aperitivo, carne ou peixe. R$ 65,00.
Outra indicação e da mesma produtora é o Loridos Vintage safra 2006 com uvas castelão (uva tinto) e arinto (uva branca). Com notas de frutas como pêra, maçã, frutos secos e acidez acentuada harmonizam perfeito com aperitivo, frutas secas, peixes e carnes assadas. Sua cor é amarela com reflexos dourados R$ 65,00. Lá no nosso almoço da Bacalhôa, ele acompanhou um arroz de pato, rivalizando com um Palácio da Bacalhôa 2007, de petit verdot, merlot e cabernet sauvignon, um vinho mais concentrado, com madeira, mais contemporâneo.
A empresa Portus Cale trabalha no mercado há 26 anos e é uma das mais antigas do país. O alvo principal de comercialização são os vinhos portugueses. O portfólio da empresa conta com 45 rótulos entre tintos, brancos, rosés, espumantes e Porto. Em 2008 voltou-se para o mercado mundial e iniciou um trabalho com vinhos italianos no que resultou acrescentar ao seu catálogo a vinícola italiana Mantellassi. Entre os vinhos importados pela Portus Cale alguns receberam premiações e pontuações altas entre críticos internacionais. São eles, o Taylor´s Vintage 2003, que garantiu a pontuação máxima de 100 pontos do crítico inglês Robert Parker. O italiano Le Sentinelle 2005,da Mantellassi, ganhou 92 pontos do mesmo crítico.
Os vinhos e o almoço estavam tão bons no Palácio da Bacalhôaque o ágape, como diza aquele colunista social, terminou ad 17h. Encerramos com o melhor moscatel do mundo, um Moscatel de Setúbal 2000.

Nenhum comentário: