segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Governador Tarso Genro promoveu carne ovina e vinhos gaúchos entre integrantes de países


Lingüiça de cordeiro com alecrim no Palácio Piratini

Jussara Dutra preparou carré de cordeiro com mandioquinha

Vinhos Dal Pizzol e Miolo no jantar com representantes ibero-americanos

..................


Por sugestão do conselheiro santanense, Atílio Ibargoyen, o governador Tarso Genro ofereceu um jantar tendo como cardápio carnes ovinas, doces tradicionais de Pelotas, vinhos e espumantes disponibilizados por fornecedores gaúchos, conforme informação da jornalista Stela Pastore, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Os produtos foram oferecidos na noite de quinta-feira (1/12) às autoridades que participam do I Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, em Porto Alegre. A intenção foi promover a produção gaúcha para diferentes países que integram a atividade.
“Os convidados apreciaram muito os pratos. Os objetivos foram atingidos”, disse Ibargoyen, aplaudido pela iniciativa pelos que degustaram o cardápio preparados pela chefe de cozinha do Palácio Piratini, Jussara Dutra.
A ideia foi apresentada por Ibargoyen ao secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, natural de Bagé, que encampou a sugestão com o apoio do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. “Existe um grande mercado de consumo de carne ovina. É importante que este
produto de qualidade seja conhecido”, conclui o conselheiro.
Entre os pratos servidos estavam pernil de cordeiro desossado, linguiça de cordeiro com alecrim e sementes de girassol, acompanhado de geleia de pimenta vermelha com laranja e pesto de hortelã, além de farofinha. A seguir, foi servida uma entrada com salada de folhas, com tomate e orégano. O prato principal foi carré de cordeiro e purê de mandioquinha, finalizando com doces de Pelotas como sobremesa. Os pratos foram harmonizados com dois vinhos e um espumante produzidos na Serra gaúcha. Foi o segundo jantar articulado por conselheiros para promover a carne gaúcha, dentro do programa “A Melhor Carne do Mundo”.
O RS é o maior produtor de ovelhas do Brasil. Além de possuir o maior rebanho, que chega a ¼ do total de cabeças do País, o Estado é o maior exportador de carne ovina e o que possui o maior número de frigoríficos de abate. De acordo com dados do IBGE de 2010, o rebanho
ovino gaúcho estava próximo de quatro milhões de cabeças. Já foi de 13 milhões de cabeças, mas a crise internacional da lã derrubou os produtores que, agora, estão passando da chamada ovelha-lã para a ovelha-carne.

Nenhum comentário: