domingo, 11 de dezembro de 2011

Salton Talento 2007 chega ao mercado










Enólogo Lucindo Copat garante a qualidade do Salton Talento 2007
DU/JN
...............






A safra 2007 do tinto Salton Talento chega ao mercado entre os meses de novembro e dezembro. Integrante da linha top da centenária Vinícola Salton, o vinho é elaborado a partir de uvas criteriosamente selecionadas e originárias de vinhedos com um histórico acompanhado durante todo o ano. Após a colheita, feita manualmente para não alterar a qualidade da matéria-prima, são escolhidos apenas os melhores cachos e grãos.
“Esta safra foi excelente, pois tivemos um inverno muito frio e na colheita excelente luminosidade com noites de temperaturas baixas”, afirma o diretor-técnico e enólogo da vinícola Salton, Lucindo Copat. No total, 77 mil garrafas da nova safra serão colocadas à disposição dos consumidores, evidenciando o caráter exclusivo do produto.
Durante a elaboração, o Salton Talento passa por três diferentes fases de amadurecimento. A primária acontece durante a fermentação nos tanques de aço inox, onde são preservados os aromas frutados. A segunda etapa se dá nos 12 meses seguintes, quando o vinho descansa em barricas novas de carvalho francês. O contato com a madeira possibilita que o produto adquira aromas característicos, como amêndoas torradas, chocolate e nozes. Depois de engarrafado, ocorre a fase terciária e o produto fica por mais um ano nas caves subterrâneas da Salton, desenvolvendo o bouquet.
Um dos vinhos mais premiados da vinícola, o Salton Talento tem um corte de Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%), representando o que a Salton tem de melhor. “O Cabernet Sauvignon é rico em bons aromas, tem taninos macios, que junto ao Merlot realçam os aromas frutados. Já o Tannat, confere ao produto uma boa quantidade de tanino, que é um excelente antioxidante e atribui mais vida ao vinho. Na taça, ele tem coloração rubi, aromas intensos, com taninos macios e grande permanência no paladar, madeira muito presente de início e frutos maduros em segundo plano”, explica Lucindo Copat.

Nenhum comentário: