domingo, 11 de dezembro de 2011

Anuário do vinho brasileiro






Vinhos do Brasil em anuário
R/JN











Marcelo Copello e o enófilo gaúcho Paulo Renato Rodrigues
Arquivo JN

..........

Uma publicação esperada por muita gente acaba de chegar ao mercado: o Anuário Vinhos do Brasil, elaborado sob coordenação de Marcelo Copello e publicado pela Baco Multimidia, com apoio do Ibravin. No Rio Grande do Sul, o levantamento foi realizado por Guilherme Arruda.
O livro apresenta todo o universo do vinho brasileiro: as regiões produtoras, as castas, os vinhos, as rotas do vinho, o enoturismo, gastronomia e tudo que as regiões oferecem de melhor neste segmento. Rico em dicas e serviços (endereços, sites, telefones e e-mails) e totalmente traduzido para o inglês – este anuário é uma grande ferramenta de trabalho e apresentação da indústria vinícola nacional.O leitor, ao passar pelas 156 páginas da publicação, poderá "navegar" pelas regiões produtoras, conhecendo todo o processo de produção dos nossos vinhos, as uvas, belezas dos municípios, o enoturismo, a gastronomia, quais são os players do setor, suas vinícolas, enfim, conhecer o Brasil vitivinícola. Entender os números, a importância do setor para economia e como chegar ao mundo de Baco.
É feito um descritivo de cada uma das mais importantes regiões vinícolas brasileiras, como Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto Catarinense e Vale do São Francisco. Mostrando mapas, números, quadros, principais características, castas, solo, clima, etc. Tudo ricamente ilustrado com fotos e infográficos. Para cada região há uma parte dedicada ao enoturismo com as principais rotas do vinho, dicas de hotéis, restaurantes, vinícolas e sites de interesse. Também é feita uma panorâmica do mercado brasileiro de vinhos: os números do mercado, padrões e tendências de consumo, ilustrado com infográficos. Apresentação da consolidação dos resultados e números dos estados produtores do Brasil.
Na direção editorial o jornalista Marcelo Copello, e uma competente equipe de jornalistas em diversos estados do Brasil, entre eles Marco Merguizzo (editor), Guilherme Arruda (RS), João Lombardo (SC) e Flávia de Gusmão (BA/PE). O estrangeiro será fortemente contemplado, ao traduzirmos este conteúdo para o inglês, dando o "caminho das pedras" para que entendam mais e melhor a cultura do vinho nacional.

Nenhum comentário: