sábado, 17 de dezembro de 2011

Abrasel RS e ABS-RS oficializam parceria de negócios. A primeira ação entre as entidades é capacitar profissionais na área de sommeliers no Estado.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Rio Grande
do Sul (Abrasel RS) e a Associação Brasileira de Sommeliers no Estado
(ABS –RS) firmaram uma parceria de negócios. Os objetivos desta
iniciativa são a formação de profissionais especialistas em vinhos e a
potencialização do turismo gaúcho. Com a criação de um curso nesta
área, a primeira turma da ABS-RS oferecerá 50% de desconto aos
associados da Abrasel RS.
Saber harmonizar o vinho junto à culinária é uma ação que exige um
profissional. É o que destaca o representante da recém criada ABS-RS,
Orestes de Andrade Jr. “Por essa razão, a parceria com a Abrasel RS
pretende, num primeiro momento, formar profissionais dedicados ao
serviço de vinhos. Um sommelier profissional também poderá atuar como
consultor, assessor de produtores, importadoras e lojas
especializadas”, analisa.
Previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2012, o curso inclui os
módulos Fundamentos do Vinho, de Serviço do Vinho e de Países. O tempo
de duração será de sete semanas incluindo uma visita às vinícolas da
Serra Gaúcha. A ABS-RS oferecerá todo material didático que inclui
degustação de vinhos importados, assim como professores com mais de 20
anos de experiência no ramo. Além de emitir certificado aos
participantes no final do curso, quem fizer parte da primeira turma
fará parte automaticamente da ABS-RS.
Para a presidente da Abrasel RS, Fernanda Etchepare, a parceria é uma
estratégia que tem como objetivo qualificar o setor de alimentação
fora do lar e promover o consumo de produtos nacionais. “Acreditamos
que as vendas desses produtos tem muito potencial no mercado interno e
podem movimentar ainda mais a economia nacional”, analisa. Fernanda
destaca também outro fator fundamental: a qualificação. “Os
empresários e os colaboradores terão um ganho imensurável, pois um
conhecimento mais amplo sobre vinhos auxiliará na formação de cartas
de vinhos melhores, assim como na formação de preço coerente. Além
disso, um forte impacto nas vendas visto que o conhecimento permite
argumentos e ofertas melhores”, salienta.
Essa parceria vem ao encontro da expectativa de receber milhares de
turistas no Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo de 2014. A
previsão é que seja gerada uma receita de, aproximadamente, R$ 900
milhões destinados à alimentação fora do lar no Brasil. Segundo
Andrade Jr., o interesse de um turista é conhecer a culinária local
acompanhada de um bom vinho que pode ser nacional ou importado.

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