sábado, 17 de dezembro de 2011

Churrasco com merlot Dal Pizzol e fim de ano com espumantes do seu Antonio









O Dal Pizzol rose é uma delícia
Foto: Sérgio Pagano
.........







Estou escrevendo na manhã de sábado e já selecionei, em minha adega, cinco garrafas de merlot Dal Pizzol para um churrasco em companhia dos jornalistas Elmar Bones da Costa, Sérgio Lagranha e Guilherme Koling e membros da família. Sem dúvida, vai ser um bom encontro e, certamente, resolveremos os problemas do Rio Grandedo Sul, do Brasil e do mundo...
Mas, o que quero falar é dos espumantes Dal Pizzol. O espumante passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, mas ainda é no fim de ano que ele ganha mais destaque, sendo preferência nacional para os brindes de Natal e Réveillon. Por conta disso e também pela vocação que o Brasil tem na elaboração da bebida, as vinícolas vêm apostando cada vez mais na qualidade e diversidade do produto. A Dal Pizzol Vinhos Finos, por exemplo, vinícola localizada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, oferece opções que vão desde o descontraído moscatel, passando pelo brut charmat até chegar ao tradicional brut champenoise. Todos reconhecidos com prêmios conquistados em concursos internacionais, graças ao trabalho dedicado da família Dal Pizzol e do enólogo Dirceu Scottá.
Focada na produção limitada, extraindo da uva seu máximo potencial, a Dal Pizzol Vinhos Finos se orgulha de colecionar prêmios conquistados em concursos de vinhos mundo afora. A vinícola acaba de ser reconhecida no 7º Concurso do Espumante Brasileiro com três Medalhas. Duas Medalhas de Ouro para o Dal Pizzol Espumante Tradicional Brut e o Dal Pizzol Espumante Brut Charmat e Medalha de Prata para o Dal Pizzol Espumante Brut Rosé.
Esta mesma qualidade reconhecida por especialistas do mundo inteiro pode ser comprovada na taça pelos brasileiros. Uma excelente dica é o Dal Pizzol Espumante Brut Charmat, um dos produtos mais premiados da vinícola, responsável pela única Grande Medalha de Ouro outorgada no 6º Concurso do Espumante Brasileiro. O mesmo espumante também tem a distinção de uma Medalha de Prata no Concurso Vinalies, realizado no país do champagne, a França.
Já o Dal Pizzol Espumante Brut Champenoise acaba de ser eleito pela Confraria Feminina do Champagne de Florianópolis como o melhor espumante nacional na categoria R$ 40 a R$ 100. A Medalha de Ouro lhe confere o título de melhor espumante brasileiro na qualidade e no custo-benefício.
O Ouro e a Prata dos prêmios conquistados também contribuem para o incremento das vendas de espumantes, que este ano vêm superando em 10% o volume comercializado no ano passado. Os 60.000 mil litros de espumantes elaborados em 2010 agora já são 66.000 litros. Destaque para o espumante de 375ml (meia garrafa) que dentro deste aumento representa um acréscimo de 25%.
OS ESPUMANTES DAL PIZZOL
ESPUMANTE DAL PIZZOL BRUT - Processo Charmat - Elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay mais evoluídos. Encontrado em duas versões 750 e 350ml.
ESPUMANTE DAL PIZZOL BRUT – Processo Champenoise - Elaborado com uma seleção de grandes vinhos das cepas Chardonnay que dá elegância, Pinot Noir (Blanc de Noir) responsável pelo corpo, estrutura e persistência, completando com um leve toque de acidez e sutileza de aromas.
ESPUMANTE DAL PIZZOL BRUT ROSÉ - Obtido pelo Método Charmat Longo a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay, os quais são cortados ainda quando mosto, portanto antes da fermentação alcoólica, originando desta forma um especial equilíbrio dos pigmentos avermelhados do Pinot Noir com os pigmentos amarelados do Chardonnay.
DO LUGAR ESPUMANTE MOSCATEL – Processo Asti - Aromático e de agradável doçura é elaborado com uvas finas de variedades Moscatel.
DO LUGAR ESPUMANTE BRUT – Processo Charmat - Este vinho obteve a grande medalha de ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). De coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, é elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay.

Nenhum comentário: