Descoberta da
brasilidade é o mote que será trabalhado nas ações de relacionamento e promoção
no mercado internacional Aproveitar a vida, como só os brasileiros sabem fazer,
degustando vinhos que traduzem em seu conteúdo a alegria, descontração e a
capacidade de transformar diferentes ocasiões em momentos memoráveis. Essa é a
proposta da campanha Wake Up the Brazilian in You (Acorde a
Brasilidade em Você) com a qual o Wines of Brasil irá trabalhar a promoção dos
rótulos verde-amarelos em 2014 no mercado internacional. O lançamento
ocorrerá no primeiro evento oficial do projeto em 2014, que será o South Beach
Wine & Food Festival (SobeWFF), realizado em Miami (EUA), entre 21 e 23 de
fevereiro. A campanha estará presente nos cerca de 30 eventos programados para
este ano pelo
projeto.
Os materiais
utilizados usarão como assinatura a frase “Live Life – Love Brazilian Wines”
(Viva a Vida – Ame os Vinhos Brasileiros), unida a diferentes complementos que
remetem ao slogan principal conforme o produto e a situação a serem
trabalhadas: Live Life – Love Brazilian White Wines; Love Brazilian Red
Wines; Love Brazilian Sparkling Wines. “Somos vistos como um povo que sabe aproveitar
a vida. Então a ideia é fazer com que os consumidores internacionais se
identifiquem e se sintam um pouco brasileiros ao adquirir nosso produto”,
argumenta a gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira. A campanha foi
desenvolvida pela JK Marketing, escritório de relações públicas que representa
o projeto na Inglaterra.
A identidade
visual utilizada nas peças promocionais permaneceu a mesma desenvolvida para a
campanha de final de ano pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O conceito
de imagem, criado pela agência Escala, de Porto Alegre, remete também à
descontração, à alegria e ao talento criativo que são marcas do povo
brasileiro. Com uma movimentação ágil e fluida, com líquidos sugerindo vinho,
são formadas figuras, que descrevem situações como o futebol, o carnaval e o
própria “descoberta” do vinho, mostrando a contribuição dos brasileiros nessas
questões.
Apesar da
unificação visual da campanha promocional, as mensagens precisam ser
diferentes. “No Exterior o vinho é parte do hábito corrente, ao contrário do
Brasil, onde ainda é preciso estabelecer uma cultura de consumo da bebida”,
explica Roberta.
O Wines of
Brasil é um projeto do Ibravin, realizado em parceria com a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para divulgação dos
vinhos brasileiros no Exterior.
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