Os
chineses gostaram do Salton Talento
Foto Carlos Bem
Um final de
primavera chuvoso – que cobriu de água o solo serrano – e um verão seco, de
tempo quente. Assim se apresentou o clima que favoreceu a qualidade das uvas
recebidas pela Vinícola Salton para a safra 2014. Na vindima deste ano, que
ocorre de janeiro a março, são esperados 16 milhões de quilos de uva,
destinados à produção de espumantes, vinhos tintos, frisantes e sucos de uva
com o padrão de qualidade mantido pela Salton há mais de cem anos.
“O clima seco e
quente no período de maturação da uva garante uma produção maior de açúcar na
fruta, elevando o grau alcoólico e gerando vinhos harmônicos e espumantes
frescos e sofisticados“, explica o agrônomo da Salton, Maurício Copat e
completa: “A intempérie que aconteceu logo no início do desenvolvimento dos
frutos, não prejudicou a qualidade ou a formação dos grãos. Assim, manteremos
as propriedades esperadas e garantiremos a quantidade de uvas a serem
recebidas”.
A Vinícola
Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração
de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos
vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em
Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil
visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora
vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.
Atenta às oportunidades do maior mercado mundial de
consumo de vinho tinto do mundo, a Salton pretende exportar para China, em
2014, cerca de 40% a mais do que no ano passado. O volume anual de 60 mil
garrafas é composto por produtos de maior valor agregado como a linha
Volpi, Talento e Desejo. Presente no mercado asiático há três anos, a
vinícola produz o único rótulo
de vinho tinto nacional a receber uma medalha no Hong Kong International Wine
Challenge, que elege os melhores vinhos de acordo com mercado Asiático. O
Salton Talento conquistou a medalha de bronze ao concorrer com 750 expositores.
Para o coordenador de exportações da Salton, Vagner Montemaggiore,
além dos volumes exportados crescerem a cada ano, o que mais chama atenção é o
preço médio por garrafa vendida. “De todos os países, certamente a China
representa o preço médio mais alto das exportações da empresa”, comenta.
“Estávamos vislumbrando este cenário e fizemos a abertura deste mercado no
momento certo”.
Segundo pesquisa divulgada esta semana pela Vinexpo, em
parceria com o instituto britânico de pesquisas em vinho e destilados IWSR
(International Wine and Spirits Research, em inglês), a China é, atualmente, o
maior mercado consumidor de vinho tinto no mundo, desbancando a França, que
consumiu em 2013 150 milhões de caixas. Com crescimento de 136% em relação a
2008, os chineses degustaram 1,865 bilhão de garrafas ou 155 milhões de caixas
de nove litros de vinho tinto no ano passado.
De
acordo com Montemaggiore, a receptividade da população a rótulos estrangeiros
de qualidade, somada a um mercado de luxo que se fortalece a cada dia, é o que
possibilitou esta liderança.
É
o maior salão internacional de vinho e destilados, cuja edição asiática
ocorrerá entre 27 e 29 de maio de 2014, em Hong Kong. Criado em 1981, pela Câmara de Comércio e Indústria de
Bordeaux, a exposição se estabeleceu, ao longo dos anos, como o principal
evento para os players internacionais do setor do vinho e destilados e investiga as evoluções na
produção e trocas internacionais dos produtos em 28 países produtores e 110
mercados consumidores no mundo.
A
Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo
referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e
responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade
localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a
Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e
100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.
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