Equipe da Rádio Internacional da China visitou seis
vinícolas da Serra Gaúcha para captação de material em áudio e vídeo.
Foto Martha Caus, Ibravin.
Imprensa de sete países iniciaram o ano produzindo
matérias sobre o setor. A Rádio Internacional da China esteve na Serra
visitando produtores.
O interesse dos veículos de comunicação
internacionais pelo setor vitivinícola brasileiro iniciou 2014 em alta. Durante
o mês de janeiro, o projeto Wines of Brasil, recebeu contatos de jornalistas
estrangeiros originários da Itália, Canadá, Bélgica, Áustria, Alemanha, França
e China solicitando informações a respeito da produção nacional para publicação
de reportagens. Aliás, da república oriental, além da solicitação por dados por
um programa especializado em vinhos do Canal Internacional de Xangai (CIS), marcou
presença na Serra gaúcha uma equipe de correspondentes da Rádio Internacional
da China, que passou quatro dias na região. O Wines of Brasil é um projeto do
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizado em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para
promoção dos vinhos brasileiros no Exterior.
O interesse chinês na divulgação da produção
brasileira de vinho vem ao encontro do posicionamento do Ibravin, conforme a
gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira. “A China é um dos cinco
mercados alvo do projeto e apresenta muitas oportunidades para crescimento nas
exportações. Em 2013, ficou entre os 10 maiores importadores de vinho do
Brasil. No cenário mundial é o mercado com crescimento mais rápido e está entre
os cinco maiores consumidores de vinho importado”, explica a executiva.
Conforme Roberta, para a bebida brasileira se
tornar uma opção de compra dos consumidores chineses, é muito importante que
eles identifiquem o país como produtor de vinho e também tenham noção da
qualidade dos produtos nacionais. A correspondente chefe da Rádio Internacional
da China, Vila Zeng, e o cinegrafista e fotógrafo, Yun Zeng, foram recebidos
pelo Ibravin para coleta de dados sobre a cadeia produtiva brasileira e
visitaram as vinícolas Aurora, Salton, Lídio Carraro, Miolo, Valduga e Perini
que já possuem relações comerciais com aquele país. Os jornalistas captaram
material em áudio e vídeo, que será veiculado em chinês e também em português
pela internet e por rádio.
A Rádio Internacional da China é a mais antiga e a
mais prestigiada emissora daquele país. É um veículo estatal que transmite uma
programação regular para a população chinesa e para residentes internacionais
com programas em 61 idiomas.
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