Suco de Uva e
espumantes mantiveram ritmo de crescimento, e os vinhos finos e de mesa
recuperaram espaço com a alta do dólar e ações de aproximação com o consumidor
e varej, em 2013, segundo informações do Ibravin. Com crescimento de 9,82% sobre o ano
anterior, o setor vitivinícola comemora o desempenho comercial de 2013, que
sinaliza uma retomada de mercado em patamar superior ao obtido em 2010 na
categoria de vinhos.
No ano passado,
o setor comercializou 388,3 milhões de litros de vinhos, espumantes, sucos e
derivados da uva, com todas as categorias fechando o período com índices
positivos de crescimento. Como nos anos anteriores, os destaques continuam com
os espumantes, com alta de 7,73% e 15,8 milhões de litros comercializados, e
com o suco de uva, que sustentou alta de 40,12% na categoria 100% natural
pronto para consumo, com 78 milhões de litros colocados no mercado.
Os dados foram
apresentados ao setor na tarde de hoje (4), em evento realizado em parceria com
a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no Centro de Indústria,
Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, RS.
Os bons
resultados também se observam nos vinhos tranquilos. Enquanto que os finos
expandiram 7%, com a venda de 20 milhões de litros, os de mesa tiveram alta de
3,2%, com a colocação de 212 milhões de litros.
Nestas duas
categorias é que estão as melhores novidades, pois mostra uma melhor
participação do vinho fino no mercado e a qualificação do vinho de mesa. Isso,
porque desmembrando o resultado por categoria de embalagem, observa-se que o
produto embalado (garrafa, garrafão e bag-in-box) teve incremento de 6,34%, com
107 milhões de litros comercializados. “Para o setor isso é muito importante,
pois estamos agregando valor ao produto. Como ele tem um grande mercado no
Brasil, as empresas estão utilizando a mesma tecnologia empregada no vinho fino
no de mesa engarrafado, adotaram uma apresentação com rotulagem mais moderna,
adequada ao que o consumidor quer. O brasileiro gosta do paladar foxado,
que lembra a uva in natura e de sabor mais adocicado e mais leve para tomar”,
observa o presidente do Conselho Deliberativo no ano passado, Alceu Dalle
Molle. Contabilizando as vendas de vinhos finos, de mesa e espumantes, os
rótulos nacionais representaram 77,6% da participação da categoria vinhos no
mercado interno, ante 75,2% em 2012.
Entre os fatores
que contribuíram para os bons resultados de 2013 destacam-se a alta do dólar,
que deu maior competitividade aos produtos nacionais, as ações de promoção
realizadas pelo Ibravin, que contribuíram para dar maior visibilidade à
produção brasileira tanto para o trade como para o consumidor final, e a
crescente aproximação com o varejo nacional.
A alta do dólar
impactou também no ingresso dos importados no mercado interno. Os rótulos de
fora do país reduziram 9,2% no volume comercializado, totalizando 72,2 milhões
de litros. A queda mais significativa foi observada nos espumantes, com recuo
de 19,6%. Já os vinhos tranquilos tiveram uma entrada 8,45% menor. Com isso, a
participação de mercado dos vinhos brasileiros nos segmentos finos e
espumantes, que em 2012 foi de 29,6%, avançou para 33,3% em 2013.
“Consolidamos a
preferência do espumante e o suco é a bola da vez. Mas nos vinhos ainda estamos
abaixo do patamar de 2009”, observa o vice-presidente do Conselho Deliberativo
do Ibravin, Dirceu Scottá. Entretanto, o dirigente, acredita que o setor está
melhor preparado para recuperar mercado em 2014 e também nos próximos anos. “O
vinho de mesa engarrafado está se qualificando cada vez mais, a retirada do
Agrin do mercado está gerando melhor aproveitamento do granel para a elaboração
de vinagres, o aumento do percentual de suco de uva natural nos néctares e
novas opções de embalagem se somarão à demanda de mercado. Este ano teremos a
Copa e esperamos que se consolidem junto ao varejo as estratégias para
ampliação do vinho brasileiro nas gôndolas”, sinaliza.
Desempenho
Comercial em 2013*
Vinhos
|
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|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2013/2012
|
De Mesa
|
215.051.202
|
230.048.334
|
205.475.136
|
212.006.811
|
3,18%
|
Viníferas
|
18.372.032
|
19.543.839
|
18.759.370
|
20.073.776
|
7,01%
|
Espumantes
|
7.583.225
|
13.163.502
|
14.739.365
|
15.878.598
|
7,73%
|
Outros
vinhos
|
2.573.062
|
2.430.423
|
2.364.353
|
2.523.389
|
6,73%
|
|
|
|
|
|
|
Total
Vinhos
|
248.576.462
|
265.186.797
|
241.338.463
|
250.484.831
|
3,79%
|
|
|
|
|
|
|
Sucos
100% naturais
|
|
|
|
|
|
prontos
para consumo
|
37.003.299
|
47.370.049
|
55.683.839
|
78.024.941
|
40,12%
|
concentrado
(em kg)
|
27.733.176
|
30.627.555
|
31.761.530
|
34.900.463
|
9,88%
|
|
|
|
|
|
|
Vinagres
|
12.292.486
|
11.321.960
|
12.759.456
|
14.617.691
|
14,56%
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL
GLOBAL
|
338.718.086
|
367.389.921
|
353.657.941
|
388.391.157
|
9,82%
|
|
|
|
|
|
|
Importados
|
|
|
|
|
|
|
|
2011
|
2012
|
2013
|
2013/2012
|
Espumantes
Importados
|
71.009.837
|
4.920.198
|
5.314.068
|
4.269.522
|
-19,66%
|
Vinhos
Importados
|
75.324.090
|
72.656.466
|
74.224.119
|
67.954.819
|
-8,45%
|
Total
de Importados
|
75.324.090
|
77.576.664
|
79.538.187
|
72.224.341
|
-9,20%
|
* Empresas do RS, em litros
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