terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Rolha de plástico verde para vinhos. Será que funciona?



Há quem diga que um dos segredos do vinho de qualidade é a qualidade da rolha, que tem que ser de cortiça, oriundo do sobreiro. Já vinhos com rolhas artificiais, de plástico ou de borracha, mas quem curte bons vinhos não aprova. Agora, uma emprensa norte-americana começou a importar plástico verde, produzido pela Braskem, no Rio Grande do Sul, a partir de etanol de cana de açúcar, e garante que elas funcionarão bem nos vinhos.
A Braskem irá fornecer seu plástico verde para a empresa americana Nomacorc, que utilizará a resina para produção de rolhas de garrafas de vinho nos EUA. As rolhas serão 100% recicláveis e apresentam, segundo a empresa, o mesmo desempenho em controle de oxigênio que a linha convencional, além de evitar a deterioração e desperdício causados por processos como oxidação e redução. O material 100% renovável será empregado de forma inédita pela Nomacorc, líder na produção de rolhas sintéticas para garrafas de vinho. 
A Braskem empregará de maneira inédita o plástico verde (Polietileno I’m green) em rolhas para garrafas de vinhos fabricadas pela Nomacorc, empresa líder no segmento nos Estados Unidos. Denominadas Select® Bio, as rolhas são 100% recicláveis e apresentam o mesmo desempenho em controle do oxigênio que a linha convencional, além de evitar a deterioração e desperdício causados por processos como oxidação e redução. Neste caso, o plástico verde substitui com eficiência a cortiça, material proveniente de árvores específicas para tal fim e que podem levar algumas décadas para serem cultivadas. 
O Polietileno I’m green é feito a partir do eteno obtido do etanol de cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e pode ser reciclado. Para ajudar o consumidor a reconhecer o plástico verde, a Braskem criou o selo I’m green, que garante a origem renovável da embalagem.  
“A Braskem é uma organização sólida, com um histórico de criação de polímeros confiáveis e sustentáveis para os principais fabricantes do mundo todo", destacou Olav Aagaard, cientista-chefe da Nomacorc. “A utilização do polietileno verde de cana-de-açúcar da Braskem nos dá a confiança necessária para oferecermos aos nossos clientes rolhas neutras em carbono, o que não só ajuda a garantir a consistência e qualidade dos vinhos, mas também permite o desenvolvimento de uma solução de embalagem mais sustentável”.
“Ficamos muito satisfeitos com a escolha feita pela Nomacorc para o desenvolvimento de uma solução mais sustentável com o nosso plástico verde”, diz Marco Jansen, Diretor Comercial de Químicos Renováveis da Braskem para a Europa e Estados Unidos. “Escolhas como as realizadas pela Nomacorc mostram que esta é uma tecnologia altamente viável e com grande potencial de crescimento, e que pode ser plenamente empregada como alternativa sustentável ao uso de combustíveis fósseis”, conclui Marco Jansen.

 

Nenhum comentário: