Quando a
primeira turma de sommeliers de cervejas do Brasil foi formada pelo Instituto
da Cerveja em parceria com a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers),
ainda em 2010, um espaço destinado somente a cursos relacionados a cervejas já
era um sonhodos fundadores. Depois de mais de 15 salas certificadas em diversas
cidades, o Instituto da Cerveja Brasil ganha espaço próprio para
concentrar os cursos introdutórios, profissionalizantes e de especialização.
Localizada
na avenida dos Carinás, número 417, em Moema, São Paulo, a nova sede do Instituto
da Cerveja Brasilcontempla um espaço de 500 m² com uma sala de aula de 198
m² devidamente equipada e com capacidade para 80 alunos sentados
confortavelmente. Além disso, o local conta com um espaço externo perfeito para
a realização de brassagens de cervejeiros caseiros como também para abrigar eventos
particulares. “O local foi muito bem pensado e projetado, pois nele também
teremos um Espaço Gourmet para a realização de harmonizações com cervejas”,
afirma Kathia Zanatta, mestre-cervejeira e Sommelier de Cervejas.
A
necessidade de um novo local é reflexo da crescente procura por cursos
relacionados à área cervejeira. Sejam de introdução ou de profissionalização,
cada vez mais interessados em em se especializar nessas áreas surgem em nível
nacional. Prova disso são as constantes listas de espera para realizar as
matrículas no ICBe os mais de 1.000 alunos já formados pelo Instituto
desde agosto de 2010.
Segundo o
co-fundador do Instituto da Cerveja do Brasil, Estácio Rodrigues, a
ideia é que cada vez mais pessoas aprendam sobre o universo da cervejas.
“Esperamos que o ICB seja um polo de ensino cervejeiro, onde possamos
disseminar a cultura cervejeira para os mais diversos públicos”, diz.
Um dos
aspectos que favorecem tal evolução do mercado é a versatilidade de profissões
que são abrangidas pelos cursos. Um beer sommelier, por exemplo, pode indicar e
sugerir cervejas, criar harmonizações, elaborar cartas de cervejas e difundir a
cultura cervejeira por meio de eventos, bares, cervejarias, restaurantes e
importadoras.“Outro fator importante é a disseminação e o crescimento das
cervejas especiais que cada vez mais caem no gosto do brasileiro, alavancando
um novo e forte nicho econômico”, declara Alfredo Ferreira,
mestre-cervejeiro.
O Instituto
da Cerveja oferece cursos para pessoas iniciantes como também para quem já
é especialista na área. São cursos de introdução, profissionalização e
especialização na área cervejeira.
Saiba mais
em www.institutodacerveja.com.br. Idealizado por Alfredo Ferreira,
Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira
instituição do Brasil com foco pioneiro na capacitação e especialização de
Sommeliers de Cervejas. Para isso, além dos cursos profissionalizantes e de especialização,
disponibilizam também cursos e palestras voltados aos entusiastas do mercado
cervejeiro. O Instituto da Cerveja Brasil tem como missão disseminar cada vez
mais a cultura cervejeira, sempre com excelência e seriedade.
Alfredo
Ferreira - Químico
formado pela UNICAMP e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV.
Mestre-cervejeiro pela DoemensAcademy na Alemanha e jurado internacional de
concursos como World Beer Cup nos Estados
Unidos e European Beer Star na Alemanha. Mais de quinze anos de
experiência na área de bebidas, processo de fabricação, pesquisa e
desenvolvimento de produtos e sistema de qualidade em cervejarias.
Kathia
Zanatta - Engenheira
de Alimentos formada pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Empresarial pela
FGV. Biersommelière pela DoemensAcademy na Alemanha e Mestre-cervejeira pelo
Siebel Institute nos Estados Unidos e DoemensAcademy. Larga experiência
profissional nas cervejarias Paulaner (Munich/Alemanha) e Brasil Kirin (Grupo
Schincariol, Itu). Jurada internacional de concursos como World Beer Cup nos Estados Unidos e European Beer Star na Alemanha.
Estácio
Rodrigues - Formado pela AIS/Associação Italiana de Sommeliers (Milão), tem
vasta experiência no ramo cervejeiro, principalmente na área de gestão e
marketing. Foi gerente de produtos do Grupo Schincariol e sócio da Wtrends na
área de inteligência de marketing e capacitação. Cursou administração de
marketing pela ESPM e tem MBA em gestão de negócios pela mesma instituição.
Também tem formação em gestão de produtos pela SDA Bocconi (Milão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário