As vinícolas – Aurora, Basso, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton – cumprem roteiro de degustações, rodadas de negócios e participação em feira em 12 dias por seis países: Holanda, Polônia, Alemanha, Suécia, Finlândia e Inglaterra.
O projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), iniciou seu roteiro internacional nesta quinta-feira (1º de março), em Amsterdã, na Holanda. A degustação de vinhos brasileiros para imprensa, sommeliers e compradores será no luxuoso Hotel Sofitel, em parceria com a Embaixada Brasileira em Haia, com a participação de seis vinícolas gaúchas: Aurora, Basso, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton.
A missão dos vinhos brasileiros pela Europa ainda prevê degustações e rodada de negócios em Varsóvia, na Polônia, já nesta sexta-feira (2). De domingo (4) a terça (6), o Wines of Brasil tem presença confirmada na ProWein, em Dusseldorf, na Alemanha, uma das maiores feiras de vinhos do mundo. Em seguida, as vinícolas gaúchas seguem para Estocolmo, na Suécia, com degustação na quinta-feira (8), e para Helsinque, na Finlândia, na sexta-feira (9). Por fim, os rótulos verde-amarelos serão apreciados em Londres, na Inglaterra, na segunda-feira (12).
No ano passado, o vinho brasileiro ganhou mercado pelo mundo, alcançando 31 países, ante 27 de 2010. A exportação de vinhos brasileiros somou US$ 3,06 milhões em 2011, 33,6% superior aos US$ 2,29 milhões de 2010. O Wines of Brasil tem o objetivo de posicionar o produto brasileiro no mercado internacional por meio da promoção do vinho fino engarrafado.
A Holanda, primeiro destino da missão europeia do Wines of Brasil, foi o principal destino do vinho brasileiro em 2011, ultrapassando o Reino Unido, que havia tomado a liderança do ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos em 2010. As exportações para a Holanda totalizaram US$ 410,5, 63% maior do que os US$ 250,4 de 2010. A Holanda ficou com 13,4% das exportações das vinícolas associadas ao Wines of Brasil. O preço médio do litro exportado para a Holanda cresceu 31% no ano passado. Os valores de exportação são em FOB (“Free On Board”, ou seja, no porto, sem frete e sem impostos que incidem nos produtos comercializados no Brasil).
Ranking dos países que mais compraram vinho brasileiro em 2011:
1º Holanda
2º China
3º Reino Unido
4º Estados Unidos
5º Colômbia
6º Alemanha
7º Canadá
8º Japão
9º Noruega
10º Dinamarca
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