quarta-feira, 7 de março de 2012

Exportações de vinho português aumentam

Apurados os dados da exportação de vinho relativamente ao ano de 2011 que se revelou muito positivo, tendo atingido 675 milhões de euros, o que representa 1,6% do valor total das exportações nacionais (42,37 mil milhões euros) e 66% dos produtos “bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres” (1,02 mil milhões euros). As informações são da Wine Portugal, confirmando o que ouvi, em novembro do ano passado, quando andei pelo Alentejo, o Algarve e pela Península de Setúbal conhecendo excelentes vinícolas, algumas novas e outras muito antigas, todas falando na necessidade de aumentar as exportações de vinho.
Os vinhos “tranquilos” (+10% em valor e +22% em volume) foram o principal gerador deste crescimento, dada a quebra verificada nos licorosos (-3,3% em valor e -3,4% em volume), essencialmente devido à redução do volume de exportação de Vinho do Porto e Vinho Madeira. Apesar desta redução, não houve oscilações negativas do preço médio, dado que no Porto a variação foi de -0,5% e no Madeira chegou mesmo a crescer 12,3%.
O valor das exportações de vinhos “tranquilos” representou 51% do total, ultrapassando pela primeira vez o montante gerado pelos vinhos licorosos.
A categoria dos vinhos espumantes manteve em 2011 tendência de crescimento que vem registando, com incrementos assinaláveis de 46% em valor e 25% em volume, apesar de apenas representar 1,6% do total das exportações de vinhos. Ainda assim, 2011 marca esta categoria por se ter ultrapassado o montante de 10 milhões euros.
As exportações para países terceiros (sem Porto e Madeira) representaram 59% do volume e 55% do valor exportado, sinalizando o esforço global que tem sido feito naqueles mercados.
Os principais mercados repetem-se em 2011, com Angola, França, Alemanha, Reino Unido, EUA e Brasil todos a aumentar o volume importado de Portugal. De forma mais acentuada, França cresce 32,2% e Angola 27,9%; Alemanha 16,4% e Brasil 14,1%. Com aumento mais suave, o Reino Unido aumenta 4,7% e os EUA 2,1%. Também o mercado da China continua com interessantes níveis de crescimento, tendo importado mais 123% do que em 2010.
No valor das exportações, apenas Reino Unido e EUA tiveram diminuições, com -2,6% e -4,1% respectivamente, tendo os restantes evoluído positivamente com Angola a liderar o crescimento com +30,6%, seguindo-se Brasil (+18,7%), França (+6,8%) e Alemanha (+5,5%). O mercado chinês aumentou 91,7% em valor, mas com diminuição do preço médio em 14%, para 1,35€/litro.
Assim como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe registram bons níveis de crescimento, mas com preços médios bastante inferiores à média nacional de 1,61 €/litro. As exportações aumentaram para estes mercados, em volume e valor, com preços médios para a Guiné Bissau de 0,62 €/litro, Moçambique de 0,69 €/litro e S. Tomé e Príncipe de 0,76 €/litro.
No continente americano, o mercado do Canadá que ocupa o 9.º lugar em volume e o 7.º em valor, evoluiu na ordem dos 9% em valor e volume, sendo o 2.º melhor mercado em termos de preço médio (3,12 €/litro).
O mercado da China mantém comportamento positivo, crescendo 123% em volume e 91% em valor mas com o preço média a cair -14%, subindo de18º lugar para 13º em valor no ranking dos principais mercados de destino.

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