quinta-feira, 1 de março de 2012

Venda de vinhos aumenta 7% no Brasil em 2011



Alceu Dalle Molle, presidente do Ibravin
Arquivo JN
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Levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostra a colocação de 249,6 milhões de litros de vinhos finos e de mesa de janeiro a dezembro do ano passado. Espumantes e suco 100% de uva bateram recordes históricos de comercialização
A comercialização de vinhos elaborados no Rio Grande do Sul – responsável por cerca de 90% da produção nacional – alcançou um crescimento de 7% em 2011 no Brasil. Conforme levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foram vendidos 249,6 milhões de litros de vinhos finos e de mesa de janeiro a dezembro do ano passado, ante 233,4 milhões de litros colocados nos 12 meses de 2010. É o terceiro maior volume dos últimos dez anos.
O incremento nos vinhos finos tintos foi maior, de 7,5%, com a colocação de 14,6 milhões de litros – o maior volume da década, inclusive maior do que o emblemático 2005, ano em que ocorreu o recorde na venda de vinhos finos e de mesa. Até agora, o maior volume de vinhos tintos finos da década foi de 2010, quando foram colocados 13,6 milhões de litros.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle, o ano passado representa uma virada positiva para o setor vitivinícola brasileiro. “No início do ano, a nossa meta era estancar a queda de 3,3% que sofremos em 2010”, recorda. “Encerrar o ano com resultados positivos, em um ano marcado pela crise econômica mundial que afetou o Brasil, foi uma vitória importante”, afirma. “Os resultados positivos são animadores e mostram que o setor deve continuar investindo na promoção de vendas e no convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos brasileiros está em constante evolução”, avalia.
Dalle Molle, entretanto, pondera que, apesar das boas vendas de 2011, o setor mostra uma estagnação nas vendas em relação à comercialização de vinhos de 2005 a 2010, cuja média ficou em 249 milhões de litros. “Ainda estamos longe dos 293 milhões de litros de vinhos finos e de mesa vendidos em 2005”, lamenta o presidente do Ibravin 2006 mostra um volume maior de comercialização: 267 milhões de litros. “Estamos recuperando espaços de mercado, mas ainda estamos 15% inferior ao volume comercializado em 2005”, alerta.
Espumante sobe 4,7%
A comercialização de vinhos espumantes elaborados no Rio Grande do Sul cresceu 4,7% em 2011, na comparação com 2010. Foram colocados no mercado 13,2 milhões de litros de espumantes de janeiro a dezembro, ante 12,6 milhões de litros em 2010. “É o maior volume da história em relação à venda de espumantes, rompendo a barreira dos 13 milhões de litros”, comemora Dalle Molle. O volume é 40,5% superior a média de comercialização de 2005 a 2010.
Suco de uva natural cresce 30,4%
O ano de 2011 terminou com um acréscimo de 30,4% na venda de suco 100% uva no Brasil, sem adição de água nem açúcar, somando 41,6 milhões de litros, também o maior volume da história. Em 2010, foram esparramados 31,9 milhões de litros. A comercialização total de suco de uva (reunindo o integral, natural, adoçado e reprocessado) teve alta de 28% de janeiro a dezembro, alcançando 47,4 milhões de litros. “É o grande destaque do ano, prova de que o consumidor está cada vez mais reconhecendo os benefícios para a saúde do suco de uva com 100% de fruta, além da refrescância típica do produto”, avalia Dalle Molle.

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