quarta-feira, 7 de março de 2012

Vinho Sul fechou parceria com a chilena Pérez Cruz

Criada em 2008 com o objetivo de apresentar ao mercado nacional vinícolas e rótulos importantes e conceituados de diversos países, a Vinho Sul acaba de fechar parceira exclusiva com uma das bodegas mais reconhecidas da região do Vale de Maipo Alto, no Chile, berço dos melhores tintos chilenos, a Pérez Cruz. Empresa familiar com 9 anos de existência, a Pérez Cruz conta com tintos bem construídos, que expressam a originalidade do terroir da sub-região de Maipo Alto, Huelquén, localizado ao sul de Alto Jahuel, aliando tradição francesa a modernas técnicas de vinificação. Dentre os rótulos que serão trazidos pela Vinho Sul ao consumidor no Brasil estão: Pérez Cruz Cabernet Sauvignon Reserva –incluindo a opção de meia garrafa-; Pérez Cruz Limited Carmenere; Pérez Cruz Limited Shiraz; Pérez Cruz Linguai; Pérez Cruz Quelen e Pérez Cruz Limited Chaski.
Tendo engarrafado sua primeira safra em 2002, a Pérez Cruz já ostenta uma linha de rótulos de grande consistência e reconhecido prestígio. Hoje presente em mais de 15 países, incluindo o Brasil, a propriedade possui 530 hectares, aos pés do maciço andino e ao longo do rio Maipo, e fica a cerca de 45 quilômetros de Santiago. Nela estão localizadas a sede e os 250 hectares de vinhedos cultivados pela jovem vinícola.
Entre os trunfos da proposta enológica de enfatizar os chamados rótulos de terroir estão: vinhedos de baixo rendimento (entre 3,8 a 8 toneladas por hectare); produção anual hoje limitada a cerca de 120 mil garrafas e a adoção de modernas técnicas de vinificação aliadas à clássica filosofia francesa de se elaborar vinho. Além do tarimbado enólogo-chefe Germán Lyon, master em Enologia e Vitivinicultura pela École Nationale Supérieure Agronomique de Montpellier e um declarado francófilo.
Outro detalhe denuncia a influência gaulesa nos vinhos da Pérez Cruz: nenhum dos vinhos da bodega é na verdade um monocasta puro, ou seja, embora ostentem no rótulo o nome da cepa predominante, todos incluem pequena porcentagem de uma ou mais uvas em seu corte. Também contribuem para a personalidade e o caráter bem definidos de seus tintos as condições geográficas, climáticas e geológicas do Fundo Liquai em Huelquén.
Mouvédre, Grenache e Cabernet Franc são as novas apostas da vinícola, com previsão de colheita ainda para este ano. “Buscamos incrementar nosso portfólio com produtores diferenciados e que aliam qualidade e inovação ao catálogo da empresa”, comenta Caio Gurgel, diretor da Vinho Sul.
Focada na importação e distribuição de vinhos, a Vinho Sul não possui lojas, concentrando seus esforços nos canais ON e OFF Trade. Conta ainda com uma equipe comercial estruturada, com três gerentes regionais e representantes para atender a todos os estados brasileiros. Mais informações sobre a Vinho Sul no www.vinhosul.com.br ou através do email vendas@vinhosul.com.br.

Nenhum comentário: