quinta-feira, 1 de março de 2012

Sopro de Inovação na Vinícola Villagio Grando



Villagio Grando, em Santa Catarina
..............

A vinícola catarinense Villaggio Grando, em Santa Catarina, implantou um sistema mais natural de combate às pragas na colheita de suas videiras, utilizando-se da aplicação de jatos de ar quente sobre as folhagens para destruir fungos e tornar a planta mais resistente, sistema já utilizado em algumas vinícolas do Rio Grande do Sul, como Miolo, Almadem e Guatambu. A inovadora tecnologia, desenvolvida há pouco tempo em parceria com outras vinícolas, garante método mais natural na produção das uvas, reduzindo substancialmente a aplicação de produtos químicos, que são substituídos pelos jatos de ar quente aplicados durante alguns segundos em cada planta.
O sistema, que também está sendo adotado por outras importantes vinícolas da Região Sul, contribui para a proteção do meio-ambiente e sobretudo para a boa saúde dos consumidores de vinho, muitas vezes até eliminando o uso de defensivos químicos nas videiras. “É uma tecnologia muito recente e ainda estamos fazendo ajustes, tanto no equipamento, quanto na maneira de aplicar este tratamento, mas até o momento tem se mostrado muito promissor”, explica o diretor da VG, Guilherme Grando.
Localizada no município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina, a vinícola Villaggio Grando reúne características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de seus vinhedos. São 42 hectares e 13 variedades de uvas, cultivadas em harmonia com à natureza, para a produção de vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes em tiragens limitadas, que traduzem o terroir autêntico de umas das regiões mais frias do país.

Nenhum comentário: