quarta-feira, 7 de março de 2012

Varsóvia recebeu degustação de vinhos brasileiros


Rosana Pasini, da Aurora

Juciane Casagrande, da Casa Valduga

Patricia Carraro, da Lidio Carraro

Fotos de Orestes de Andrade Jr./Wines of Brasil
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Rodada de negócios terminou com a Aurora fechando contrato com um novo importador na Polônia. Demais vinícolas – Basso, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton – também encaminharam negócios no país da vodca. Encerrou com venda fechada a rodada de negócios entre dez compradores poloneses e seis vinícolas integrantes do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no Hotel La Régina, em Varsóvia, na manhã desta sexta-feira (2). A Cooperativa Vinícola Aurora fechou contrato com um segundo importador para o país da vodca. “Já tiramos pedido de um contêiner de vinhos para embarcar ainda em março”, afirma a gerente de exportações da vinícola gaúcha, Rosana Pasini.
O novo importador da Aurora atende as principais redes de supermercados da Polônia, como Carrefour, Tesco e Macro. Conforme Rosana, os rótulos ainda serão colocados em restaurantes da capital Varsóvia. “A Polônia é um país a ser descoberto. Há muitas oportunidades aqui, é preciso apostar”, avalia.
Esta é uma opinião unânime dos demais representantes das vinícolas que participaram da rodada de negócios e da degustação de vinhos brasileiros, aberta a profissionais e ao público, na parte da tarde. Apesar do país viver um momento de recessão, assim como toda a Europa, a posta do Wines of Brasil é de dobrar as exportações este ano. Em 2011, a Polônia comprou US$ 55,6 mil em vinhos brasileiros de quatro empresas – Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton. “Há muito a crescer aqui”, comenta Fabiano Maciel, da Miolo.
“O consumo de vinhos cresce 20% ao ano na Polônia”, informou Piotr Wolkowski, da Embaixada Brasileira na Polônia, parceira do Wines of Brasil no evento. O embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães esteve presente, assim como Lucyna Grobicka, do Setor de Promoção Comercial. “Queremos fazer mais eventos com vinhos brasileiros na Polônia. Mas pelo menos uma participação por ano está garantida”, disse Lucyna, em nome da Embaixada.
Juciane Casagrande, da Casa Valduga, destaca as oportunidades de vendas diretas a importadores e até lojas polonesas. “Os grandes distribuidores cuidam dos principais canais de venda, mas há espaços para produtos diferenciados em pequenas e médias redes”, observa. Vagner Montemagiore, da Salton, disse que ficou mais próximo de acertar com um segundo importador para a Polônia.
Já Maria Angélica Rech, que busca importador para a Polônia, fez ótimos contatos que serão aprofundados na Prowein, que começa no próximo domingo (4), em Dusseldorf, na Alemanha.
Saiba mais
Serão adquiridos mais de 8 mil garrafas dos rótulos da Linha da Aurora Varietal (Cabenert Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay) e da Linha Reserva, Cabernet Sauvignon e Merlot, recém lançado no Brasil. O outro importador da Aurora compra vinhos da Linha Saint Germain.

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