sábado, 24 de março de 2012

Agas apoia a Salton e critica salvaguarda do vinho

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, elogiou nesta sexta-feira (23) o posicionamento da Vinícola Salton que, em nota à imprensa, informou sua desaprovação à salvaguarda do vinho. A Salton é a primeira das grandes vinícolas brasileiras a se posicionar contra a medida, que busca garantir competitividade ao vinho nacional.
Para o dirigente da Agas, no entanto, a proposição do Governo é protecionista e cria uma restrição de mercado perigosa. “O aumento do imposto de importação não teria reflexos expressivos no preço final do vinho estrangeiro ao consumidor, e criaria uma escola negativa, abrindo precedente para que outros países fechem as portas aos produtos brasileiros”, esclarece Longo. Ao apoiar o posicionamento da Vinícola Salton, o supermercadista lembra que o setor supermercadista gaúcho é tradicionalmente um aliado do vinho brasileiro e que o melhor caminho seria a desoneração da indústria nacional, e não a elevação do imposto ao importado. “Para o Governo, pode parecer pertinente o aumento do imposto em um primeiro momento, mas a medida é perigosa a longo prazo”, destaca.
Longo completa informando que o setor supermercadista mantém diálogo aberto com as entidades representativas da classe vinícola brasileira, e que confia na qualificação da bebida nacional para estabelecer condições equânimes de competitividade e manter o crescimento do consumo do vinho no Estado. “Além disso, a qualidade de nossa bebida já faz com que as vendas do vinho nacional cresçam acima do importado nos supermercados gaúchos”, lembra.

Nenhum comentário: