quinta-feira, 29 de março de 2012

Como agregar valor ao vinho com ideias inovadoras

O tema será abordado, muito oportunamente, no 4º Quality Wine durante a 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O setor vitivinícola brasileiro vem passando por um importante momento de transformação, movido, principalmente, pela evolução do paladar do consumidor e pela alta competitividade gerada pela diversidade de produtos no mercado – e de certa turbulência, em função do pedido feito ao governo para criar uma salvaguarda contra importação de vinho estrangeiro. Agregar valor à marca a partir de ideias inovadoras é, talvez, o maior desafio que faz parte do dia a dia das empresas. Para ajudar as vinícolas a inovar, o 4º Quality Wine, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) durante a 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta nos dias 11 e 12 de abril,das 14h às 17h30min, traz o tema “Agregue valor com ideias inovadoras”.
A programação inicia no dia 11 de abril com a realização de dois paineis. O primeiro deles estará abordando a temática “Agregando valor ao mercado tradicional com a premiumnização”. Mas o que é premiumnização? Para saber qual a sua relação para se obter uma diferenciação mercadológica é necessário participar do evento. A palestra, que será apresentada pelo empresário Carlos Ferreirinha, consultor e renomado palestrante, também tratará de aspectos ligados às características das marcas e serviços premium utilizadas como benchmark, as premissas da gestão de produtos especiais para remodelar a estratégia de reposicionamento de marca e/ou penetração de mercado. Exemplos no mundo de empresas que se utilizaram de trading up ou trading down para aumentar a base de clientes serão apresentados pelo gestor do negócio de luxo e premium no Brasil e América Latina.

O segundo tema do dia traz a abordagem do uso da embalagem na melhora da competitividade do produto. O designer Fabio Mestriner, com 38 anos de experiência profissional, falará da importância da embalagem no novo cenário competitivo e suas tendências nas categorias relacionadas com o vinho, assim como a integração da embalagem com a WEB. Ele também é coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá e coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

A programação do dia 12 inicia com o painel “Entenda as necessidades do consumidor”, tema que será conduzido pela Tetra Pak. O enfoque estará voltado à importância de perceber as necessidades do consumidor levando em consideração estudos de mercado obtidos pela Tetra Pack nos segmentos de vinho e suco de uva. Também serão apresentados cases práticos de empresas que viram através de uma pesquisa, a necessidade de adaptar seus produtos e mostrar quais os resultados alcançados com essa adaptação.

O 4º Quality Wine reserva espaço para “Design x Posicionamento”, mostrando como o design pode agregar valor a uma embalagem e quanto essa embalagem ajuda a posicionar uma marca no mercado. A proposta é demonstrar como é possível apostar em ideias inovadoras no mundo do vinho, através da apresentação de cases no Brasil e no mundo antes e depois da mudança no posicionamento da embalagem. O assunto será ministrado pelo diretor Comercial da Yañez Gioia Design, Gonzale Yañez.

Paralelo ao 4º Quality Wine haverá um concurso que elegerá o vinho com melhor posicionamento do rótulo. O produto eleito precisa ter alinhado a proposta de mercado com a embalagem. A escolha será através de votação feita pelo público ao longo dos dois dias do evento. O rótulo vencedor receberá troféu de reconhecimento e ao final do evento os vinhos serão degustados.

Interessados em participar devem entrar em contato com o Ibravin através do telefone (54) 3455.1800. A 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta acontece de 10 a 13 de abril no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

PROGRAMAÇÃO

TEMA: Agregue valor a seu produto com ideias inovadoras

Data: 11 e 12 de abril de 2012
Local: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Horário: 14h às 17h30

Inscrições gratuitas através do e-mail: marketing@ibravin.org.br, com Morgana.

11 de Abril, quarta-feira
14h - Credenciamento
14h15min - Abertura – IBRAVIN

14h30min - Marketing experiencial como estratégia para marcas Premium e de Luxo. Como ações experienciais podem agregar valor às marcas criando momentos singulares com seus consumidores e as diferenciando no mercado.
Palestrante: Artur Vasconcellos. Coordenador da área de mercado e professor de marketing estratégico e marketing de luxo dos programas de pós-graduação e extensão da ESPM-Sul. Profissional com 18 anos de experiência como gestor de marketing de grandes empresas e consultor na área de planejamento.
15h45min - Espaço para perguntas

16h15min - Coffee Break

16h30min - Como a embalagem melhora a competitividade do produto. Importância da Embalagem no Novo Cenário Competitivo. Tendências de Embalagem nas categorias relacionadas com vinho. Integração da embalagem com a WEB.
Palestrante: Fabio Mestriner, designer com 38 anos de experiência profissional, Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá, Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem.
17h15min - Espaço para perguntas

17h30min – Encerramento

12 de abril, quinta-feira
14h – Credenciamento

14h30min - Entenda as necessidades do consumidor. A importância de perceber as necessidades do consumidor. Estudos de mercado obtidos pela Tetra Pack nos segmentos de vinho e suco de uva. Cases práticos de empresas que viram através de uma pesquisa, a necessidade de adaptarem seus produtos e mostrar quais os resultados alcançados com tal adaptação.
Palestrante: Carolina Letzow Eckel, com 10 anos de atuação na área de Marketing, sendo os últimos anos dedicados ao estudo aprofundado de consumidores de Bebidas Prontas para Beber, com o intuito de detectar oportunidades de crescimento nas categorias de Bebidas Não Carbonatadas, com incremento de valor agregado e crescente adição de volume. Formada em Propaganda e Marketing na Universidade Mackenzie, Pós Graduada em Marketing Management no IBMEC – SP passou pela indústria farmacêutica e atualmente, faz parte da área de Bebidas & Alimentos Preparados da Tetra Pak.
15h30min - Espaço para perguntas

15h45min - Design x Posicionamento. Como o design pode agregar valor a uma embalagem? E quanto essa embalagem ajuda a posicionar uma marca no mercado? Ideias inovadoras no mundo do vinho – cases no Brasil e no mundo antes e depois da mudança no posicionamento da embalagem.
Palestrante: Mariano Gioia, é co-fundador e diretor criativo da YG Design. Agência argentina especializada na conceituação, desenvolvimento e design de embalagens para indústrias do vinho, bebidas espirituosas e mundo gourmet. Em 2002, iniciou sua especialização em design de embalagens colaborando na Interbrand Avalos & Bourse (BsAs). Em 2003 voltou a Mendoza e continuou sua experiência em design de embalagens para vinhos, trabalhando como designer em um estúdio de reconhecida trajetória. Em 2007 funda junto com Sebastián Yáñez, YG-Design. Desde então, é responsável pelo desenvolvimento criativo e a direção de arte, desde gestão de uma ideia até a etapa de implementação do projeto. Atualmente na YG-D lidera projetos para Argentina, Chile, Brasil, México, Itália, Espanha, Portugal e Reino Unido.
16h45min - Espaço para perguntas

17h - Encerramento do evento com Coffee Break

SERVIÇO
O que: 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta 2012
Quando: de 10 a 13 de abril de 2012
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Horário das feiras: das 14h às 21h
www.brasilalimenta.com.br

Nenhum comentário: