sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quanto custa produzir um cordeiro?

Para ajudar o debate, repito mensagem do jornalista Nelson Moreira, especialista na cobertura jornalística do setor da ovinocultura, que toca num ponto crucial: qual é o custo de produção de um cordeiro?
Caro DaniloNão sou criador de ovinos, muito embora e com boa contribuição da tua parte, esteja perto de iniciar investimentos nesta área.Sou jornalista e tenho por muitos anos lidado com o agronegócio como um todo, bem sabes disto.Por este tempo tenho estado perto da ovinocultura e "cresci no setor" ouvindo que ovelha não dá dinheiro. Dava no tempo da lã. Pois é, ao que parece, este tempo se foi e o setor sofreu mudanças. Hoje a ovinocultura está buscando fortalecer o mercado de carne, e ainda tem, em todo o país, a opção da pele e do leite para fabricação de queijos finos. O mercado consumidor está aquecido, sem dúvida.Mas o que pude perceber, neste tempo todo é que muito raramente vamos encontrar produtores que possam dizer quanto custa produzir um cordeiro? Se R$ 1,00 ou R$ 2,00 ou mais. Para saber se o que o mercado paga é um valor justo ou abaixo do custo, é preciso saber este dado. Bem sabes que as entidades que defendem a agricultura ou mesmo a bovinocultura, sabem qual é este custo e quando sentam à mesa de negociações, têm dados para poder argumentar sobre o preço mínimo necessário para remunerar a atividade do arroz, da soja ou do trigo. Na ovinocultura, isto não existe.Já presenciei diversas discussões sobre este tema e quando pergunto, não sabem responder. Quando pergunto quanto custa uma consulta de um médico ou a hora de um veterinário, sabem. E quem estabeleceu este valor? Como chegaram a este índice?Toda a indústria sabe quanto custa para produzir uma peça de um carro, de um trator. O ovinocultor não sabe. Já fizemos matéria no ARCO Jornal, onde debatemos este assunto. Encontramos um produtor, de Bagé que tem tudo planilhado. Mas são casos raros.Vale então uma dica: o Laboratório de Produção de Ovinos e Caprinos - UFPR - Lapoc, publicou recentemente no site Farmpoint um artigo que trata dos custos de produção de cordeiros. Creio que valha a pena olhar para ter um embasamento e começar uma discussão mais profissional sobre o assunto, com base em dados pesquisados. Quem sabe aí, começamos a ter uma luz no fim do túnel.Nelson Moreira, jornalista

Um comentário:

Unknown disse...

Ok sr. Nelsom Moreira, estou totalmente de acordo, muito poucos produtores sabem o custo de sua produção, seja ela cordeiro, terneiro, novilho e assim por diante.
Quando falamos em pecuária, ovina ou bovina, precisamos ter em mente que estamos tratando de uma fábrica a CÉU ABERTO e que sofre com muitas variações das quais as principais são climáticas entre outras tantas e que cada propriedade tem a sua planilha de custos com despesas que incidem diretamente em seu custo de produção. Vejo muito pouco profissionalismo no setor quando o assunto é números. Nas técnicas de produção a evolução é crescente, mas na ponta do lápis????
É isto ai.
Gil