quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Leilão de reprodutores Dorper e White Dorper

A Dorper Campo Verde, de Jarinu; e a RHO Agropec, de Sarapuí, ambas localizadas no interior de São Paulo, uniram forças para realizar no dia 25 de janeiro, a partir das 21h, com transmissão do canal Terraviva, seu primeiro remate de reprodutores ovinos. O 1º Leilão Virtual de Reprodutores Dorper Campo Verde RHO destacará a oferta de 80 carneiros Dorper e White Dorper selecionados para a produção de carne de alta qualidade.
A expectativa dos promotores é abrir mercado para a venda de carneiros melhoradores, assim como já acontece com touros de produção, na bovinocultura. Os animais em oferta vão contribuir para o aumento da produtividade do rebanho nacional, melhorando a qualidade de carcaça e reduzindo o tempo de abate dos cordeiros. Outro objetivo é divulgar as qualidades das raças sul-africanas Dorper e White Dorper, perfeitamente adaptadas às condições brasileiras.
“São animais especializados na produção de carne. Têm carcaça diferenciada, boa libido e aprumos fortes”, explica Lucas Heymeyer, responsável de vendas da Dorper Campo Verde. “E estão preparados para produzir em qualquer região brasileira, sendo excelentes opções tanto para cruzamento industrial quanto para melhoramento genético”, completa Manoel Carlos Gonçalves Neto, gerente-geral da RHO Agropec. Ambos concordam que o 1º Leilão Virtual de Reprodutores Dorper Campo Verde RHO representa um marco na profissionalização da ovinocultura no Brasil.
A Dorper Campo Verde separou para este primeiro leilão carneiros de genética importada, bem caracterizados e com avaliação de carcaça por ultrassom, além de DEPs (diferenças esperadas na progênie) compiladas pela USP/Pirassununga (SP). Da mesma forma, a RHO coloca à disposição do mercado animais de excelente padrão racial, que carregam consagradas linhagens australianas e sul-africanas, já comprovadas nos mais diversos pastos e confinamentos.
A Dorper Campo Verde iniciou a criação de Dorper e White Dorper em 2006 com a importação de embriões dos melhores acasalamentos existentes em 50 criatórios sul-africanos. Hoje, possui plantel de 2.000 ovinos, dos quais muitos são campeões nacionais. Investe pesado em avaliação genética e de carcaça, cujos resultados fazem a diferença Brasil afora. Em Jussara (GO), na Cava Cordeiros, por exemplo, os carneiros com maior valor genético, adquiridos da Campo verde, foram determinantes para elevar as médias de desempenho do plantel, hoje na casa de 20kg à desmama e de 90 a 110kg na terminação. “Os animais possuem ótimo desempenho, rusticidade e qualidade de carcaça”, afirma André Luís Rocha, veterinário da propriedade.
Com um plantel de 200 Dorper e White Dorper e 700 receptoras, a RHO Agropec buscou a base de seu rebanho na Austrália e África do Sul. Nos seis anos de atividades, vem participando intensamente em pistas de exposições, tendo sido eleito o segundo melhor criador e expositor de White Dorper do ranking da Aspaco’2008. Em 2009, realizou seu primeiro leilão virtual, bem recebido pelo mercado, pela qualidade dos animais ofertados.

Nenhum comentário: