quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Na XXVI Feovelha em Pinheiro Machado

Lembrado pelo Luis Mário Fros, criador de ovinos compostos; convidado pelo prefeito Luiz Fernando de Avila Leivas e pelo presidente do Sindicato Rural Max Garcia, vou estar em Pinheiro Machado, amanhã, sexta-feira, sábado e domingo, hospedado na fazenda de Luiz Alberto Batalha, participando da XXVI Feovelha. Na sexta-feira, haverá um seminário, a ser aberto por palestra do ex-ministro da Agricultura Marcos Vinicius Pratini de Moraes, que falará sobre a demanda de proteína animal no mundo, e, mais tarde, eu falarei sobre o novo momento da ovinocultura no Rio Grande do Sul e também sobre a nova atividade econômica que surge na Metade Sul, representada pelos vinhedos para a produção de uvas viníferas e vinhos de qualidade. O seminário também terá vários técnicos da Embrapa.
O Mário Fros, que vai preparar churrascos com cordeiros compostos, pediu-me um prato de panela para bem demonstrar a qualidade da carne ovina na mesa. Sugeri uma receita que está no meu livro sobre a Confraria do Cordeiro, o cordeiro ao molho de shiitaki, um prato delicioso.
Além de muito debate sobre o futuro da ovelha no Rio Grande do Sul, a Feovelha vai ter leilões de mais de mil animais, festival de música, gineteadas, mostra de artesanato em lã e shows. Vai ser, sem dúvida, uma grande festa e uma contribuição importante para o projeto de revitalização da ovinocultura e o aperfeiçoamento da criação de ovinos-carne. O setor ainda tem muitas deficiências que precisam ser sanadas.

Nenhum comentário: