segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Comentários sobre a questão dos cordeiros

Aldo Renato Soares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Vale a pena criar cordeiros?": Acho que o comentário do Sr. Gil foi bastante abrangente e esclarecedor. Aqui em Brasília acontece o mesmo que o relatado sobre Campo Grande (MS). O vivente encontra só cordeiro do Uruguai!!
Um abraço
Aldo Renato

.....................

Gil deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Quanto custa produzir um cordeiro?": Ok sr. Nelsom Moreira, estou totalmente de acordo, muito poucos produtores sabem o custo de sua produção, seja ela cordeiro, terneiro, novilho e assim por diante.Quando falamos em pecuária, ovina ou bovina, precisamos ter em mente que estamos tratando de uma fábrica a CÉU ABERTO e que sofre com muitas variações das quais as principais são climáticas entre outras tantas e que cada propriedade tem a sua planilha de custos com despesas que incidem diretamente em seu custo de produção. Vejo muito pouco profissionalismo no setor quando o assunto é números. Nas técnicas de produção a evolução é crescente, mas na ponta do lápis????É isto ai.Gil

...................
Caro Ucha !
Obrigado e nao podemos discutir se vale a pena a criacao de cordeiros !!Sem duvida vale a pena e temos que continuar com as nossas 3 racas carniceiras :Cara Mora, Texel e Romney Marsch .....E no momento de come-los sempre regardos com um bom Tannat !!Grande abraco,Javier CarrauBodegas CarrauUruguay-Brasil
Enviado desde mi BlackBerry device de Ancel.
..................


Ucha

Estou viajando amanhã tentando chegar ao Caty, se São Paulo (e não São Pedro) permitir a passagem.
Vou ficar por lá uns dois, três meses.
Desta forma estarei ausente dos aires internéticos por todo esse tempo. Mas acho que tens bastante matérias armazenadas para o Jornal da Noite.
Se quiseres aparecer para um brouthard CorrieDeale e um tannat cheio de antocianidinas, serás muito benvindo.

Um abraço

Olyr Corrêa, do Rio

Telefone da Cabanha Alegria: 9652-4782

Resposta – Se ficares três meses, talvez eu te visite. Estarei por lá, pescando no rio Quarai.
.........................

Abatedouro de ovinos em São Gabriel
Prezado Sr. Ucha,

Informamos que no dia 18 de Janeiro, às 10h, na Cooperativa Tejupá, em São Gabriel, será realizada reunião para apresentação do estudo de viabilidade econômica com vistas à instalação do frigorífico para abate de ovinos na froenteira oeste do Rio Grande do Sul, como parte integrante do projeto APL Ovinos de Corte financiado com recursos da Consulta Popular 2007-2008 do Governo do Estado - SEDAI.
O estudo foi contratado pelo Comitê Executivo do APL junto ao Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e será apresentado na ocasião pelo Prof. Júlio Otávio Jardim Barcellos, Méd.Vet. D.Sc..
O evento contará com a participação de prefeitos, secretários e técnicos dos 13 municípios da Fronteira Oeste e com os parceiros que participam do Comitê Gestor do Arranjo, composto por representantes do poder público estadual, Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Corede Fronteira Oeste, Embrapa Pecuária Sul, instituições financeiras, instituições de assistência técnica, pesquisa e desenvolvimento (Universidades, Sebrae, Senar, Fepagro) e entidades de classe - Sindicatos Rurais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Fetag e Ocergs.
O trabalho faz parte da busca de alternativas para a alavancagem da ovinocultura e do desenvolvimento da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e está sendo executado pela Agência Sul-Americana de Desenvolvimento.

Resposta - Acho que o pessoal deveria dar uma olhada nos arquivos da secretaria ou, então, perguntar à engenheira Marisa Bittencourt. Quando fui diretor da Cedic, nós trabalhamos com um projeto de abatedouro de ovinos. A cópia deve estar nos arquivos.

Frigorífico dá dinheiro?

Embora eu não acredite nas teses dele, acho interessante ler um artigo que Pedro Eduardo de Felício, professor titular da FEA-Unicamp, publicou no site Beef Point, insinuando que frigorífico não dá dinheiro. Só para contrariá-lo, informo que, semana passada, os irmãos do FSB-Friboi, colocaram mais um avião jato em seus hangares.
O artigo é muito longo. Cito dois trechos:
“Ninguém ganha dinheiro abatendo boi e vendendo carne, a diferença entre o preço de venda da carne e o custo da arroba para o matadouro é muito pequena, quando não é negativa. Quem acumulou algum capital nesse negócio, dele saiu logo para viver das fazendas que comprou antes de perder tudo que ganhou.
(...)
Voltando ao tema inicial, quem pensa que a matança de gado dá lucro é porque não fez as contas ou errou na planilha. Sei disso porque, em algum momento da vida, tive que aprender a fazer as contas para encontrar, partindo do preço de venda da carne com osso, quanto a empresa poderia pagar pela arroba do boi.”
Digite Beef Point no Google que você encontra o Portal.

Nenhum comentário: