quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Evento gastronômico em Lisboa

Certamente, não irão faltar bons vinhos portugueses. Estou até pensando em ir, para relembrar os bons tempos em que ficava, madrugada a dentro, na Mouraria, bebendo vinho com o Clóvis Ott e a Sônia Renner, em grandes noites lisboetas, ouvindo as músicas de José Mário Branco, José Afonso e José Jorge Letria Bons anos aqueles!
Estou falando, agora, da terceira edição do Peixe em Lisboa, que contará com a participação dos restaurantes mais respeitados da cidade. Profissionais da culinária portuguesa e de outros países apresentarão temas ligados a peixes e mariscos.

A cidade de Lisboa será novamente palco, entre os dias 10 e 18 de abril, da terceira edição do evento gastronômico Peixe em Lisboa. A iniciativa da Associação de Turismo Lisboa (ATL), ocorrerá no Pavilhão de Portugal, situado no Parque das Nações e contará com a participação dos quatro chefs mais prestigiados do Brasil. Os profissionais Alex Atala, Claude Troisgros, Bel Coelho e Tsuyoshi Murakami exibirão as suas especialidades que se tornaram referência mundial e, ainda, apresentarão o melhor da cozinha brasileira, a qual é a grande aposta da organização para essa edição.

Além dos brasileiros, consagrados chefs portugueses, como Alexandre Silva (Restaurante Bocca), Bertílio Gomes (Casa da Comida), José Avillez (Tavares), Leonel Pereira (Panorama, Hotel Sheraton), Luís Baena (Manifesto), Miguel Castro e Silva (De Castro Elias), Vítor Sobral (Tasca da Esquina) João Sá e André Simões (G-Spot), e Rui Paula (DOC) também confirmaram a presença no Peixe em Lisboa 2010.

Como nas edições anteriores, a realização tem o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa e conta com a participação dos principais restaurantes da capital portuguesa, os quais funcionarão das 12h à meia-noite. Neste ano, espaços temáticos, como o Mercado Gourmet e as apresentações, ao final da tarde, dos chefs sobre pratos com peixes e mariscos serão os destaques do evento. A escolha da cozinha brasileira se deu pelo fato do País ser um dos mais lembrados pela gastronomia atual, com ênfase na cidade de São Paulo, que vive um momento de modernização, mas mantém uma grande ligação às tradições e produtos.

Sobre os chefs brasileiros

Alex Atala – proprietário do restaurante paulista D.O.M., o qual ficou em 24º lugar entre os “50 Melhores do Mundo” da lista elaborada anualmente pela revista britânica Restaurant. O profissional foi considerado como o nome mais prestigiado da moderna cozinha brasileira e tem apresentado produtos menos conhecidos no País, com destaque na Amazônia, principalmente os peixes, as frutas e vegetais de sabores exóticos.

Claude Troisgros – no final dos anos 70, o chef chegou ao Rio de Janeiro, onde desencadeou uma “revolução” ao utilizar produtos brasileiros com as técnicas culinárias francesas mais modernas. Seu restaurante Olympe é considerado um dos melhores do Brasil.

Bel Coelho - é visto como um dos profissionais com mais futuro na cozinha do Brasil. Formou-se no famoso Culinary Institute of America (CIA) e trabalhou com grandes chefs. Neste momento, está à frente do restaurante Dui, em São Paulo.

Tsuyoshi Murakami - Sucedeu do sogro um dos melhores restaurantes de cozinha japonesa do Brasil, o Kinoshita. Em 2009 foi considerado como o “Melhor Chef” pela revista Made in Japan e “Chef do Ano” pela revista Prazeres da Mesa.

Para mais informações e fotos sobre os eventos que acontecerão em Lisboa, acesse o site www.visitlisboa.com.

Nenhum comentário: