terça-feira, 13 de outubro de 2015

Vinhos avaliados em Farroupilha

Nosso amigo Firmino Splendor foi um dos degustadores
                                        Foto Marciele Scarton/D/JN

 Os vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos pelas vinícolas farroupilhenses na 10ª Seleção de Vinhos de Farroupilha passaram por análise sensorial no período de 5 a 7 de outubro.  A avaliação dos produtos foi feita por grupo com mais de 30 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, no turno da manhã.
   As amostras foram inscritas por onze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.
    Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    A revelação dos vencedores ocorre no dia 17 de outubro em jantar-baile, no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha. Público em geral, interessado em participar da noite de premiação, pode adquirir ingressos, a R$ 90, junto à Secretaria de Agricultura de Farroupilha. Informações pelos telefones (54) 3261.6931.
O enólogo Anderson Schmitz ao final da degustação mostrou-se impressionado com as amostras elaboradas com uvas da variedade moscato. “Participo de diversos concursos na região e o que me surpreende é como essas categorias de produtos se destacam em Farroupilha, com  os exemplares de bebidas moscatéis apresentando qualidade média alta. Acredito que será difícil selecionar os 30% premiados, porque todas as amostras tiveram pontuações muito próximas, para mim nenhuma que não merecesse medalha de ouro ou prata”, revela. O vice-presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo José Chesini, que integrou o grupo de degustadores, credita esse patamar elevado, sobretudo, à adesão de melhores tecnologias e processos na elaboração dos produtos por parte das vinícolas. Para o presidente do conselho técnico da Afavin, Leandro Bianchi Santini, essa uniformidade coroa o trabalho realizado pela entidade. “Isso mostra que as vinícolas estão fazendo o dever de casa, colocando em prática as melhorias que são debatidas e incentivadas pela Afavin”, enfatiza.
    O presidente da Afavin, João Carlos Taffarel, que presidiu a mesa de degustação, destaca justamente esse nível qualitativo comentado pelos degustadores. “Chegamos a um padrão homogêneo em que fica difícil escolher o melhor, com todas as amostras moscatéis atingindo grandes pontuações. Alcançamos com isso um patamar de qualidade que as indicações de procedência exigem, que assegura para o consumidor um vinho ou espumante moscatel com tal padrão de excelência, independentemente da marca que ele optar”, pontua. Vale lembrar que em julho desse ano Farroupilha tornou-se a mais nova Indicação de Procedência de Vinhos Finos nos do Brasil, com foco nos produtos moscatéis.
    Para o enólogo André Peres Jr., a qualidade dos moscatos farroupilhenses é incontestável. Ele prefere, por isso, comentar a evolução de outras categorias, que também passam a chamar a atenção. “Os vinhos tintos finos farroupilhenses, por exemplo, estão apresentando-se leves, com frescor, agradáveis de se tomar, bem coerentes com o que mercado está demandando, finaliza.
    A promoção da 10ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

    Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Basf e Agrovitti, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL), LNF Latino Americana, Luvison, Tondo Embalagens, Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  -  Ibravin;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul;Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: