terça-feira, 27 de outubro de 2015

Veterinários gaúchos em Portugal e na Romênia



                                  Luiz Alberto Ribeiro e Norma Centeno Rodrigues
                                    D/JN

Os médicos veterinários Norma Centeno Rodrigues  e Luiz Alberto Ribeiro embarcaram no dia 24 de outubro para Portugal  onde ao longo de três dias visitarão criações de ovinos e caprinos  mantendo encontro com profissionais da área daquele país. No dia 29 seguem para o Romênia onde também irão abordar temas ligados à sanidade ovina. Eles viajam a convite da Zoetis, que atua em aproximadamente 70 países, atuando em animais de produção e companhia. O objetivo é a transferência de conhecimento por parte dos dois profissionais brasileiros.
Além de criadores, Luiz Alberto atuou como professor da disciplina de Medicina de Ovinos da UFRGS, enquanto Norma exerceu suas atividades no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamos, IPVDF, da FEPAGRO, na área de Patologia Animal. Ambos têm inúmeros trabalhos publicados na área de saúde animal, com doutorado também na área. É dele a autoria do livro Medicina de Ovinos, publicado em 2011.
Os profissionais brasileiros levarão para Portugal a sua experiência na prevenção e diagnostico de doenças que afetam os ovinos. Em Portugal, segundo o veterinário responsável pela área de ruminantes da Zoetis, Miguel Matos,  o tema de Bem-Estar animal a ser  abordado por Norma não é frequente e irá suscitar grande interesse nos veterinários locais. Inclusive pela ponte tão pragmática que enfatiza, entre os princípios do comportamento e a condução dos animais, o manejo e a doença, disse ele. A primeira parte da viagem será dedicada a visitas de várias explorações de pequenos ruminantes que pertencem a produtores. O foco será em  engordas intensivas de cordeiros. E ainda uma exploração de aptidão leiteira, de ovinos ou de caprinos.
Nestas visitas contribuirão com as suas experiências repassando e partilhando dicas para ajudarem os criadores a melhorarem o manejo, a saúde e a produção dos animais.
Na tarde do dia 27 de outubro a agenda assinala uma reunião com veterinários de uma região de criação extensiva de ovinos e caprinos. Essa região chama-se Campo Branco e localiza-se no interior do Sul de Portugal. Nessa reunião o Prof. Ribeiro fará uma apresentação sobre a sua experiência em medicina de rebanho de ovelhas e cabras, em extensivo. Já a veterinária Norma fará uma palestra sobre a relação manejo e bem-estar nestas espécies.

Na Romênia, os veterinários gaúchos irão visitar, no primeiro dia, criadores nas cercanias de Bucareste. E no dia 30, haverá um Seminário com a presença das associações de criadores de ovinos mais representativas daquele país. Na oportunidade as palestras serão sobre manejo, sanidade e bem-estar na ovinocultura. 

Nenhum comentário: