sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Lançamento do vinho Vik



                                         Vik Retreats apresenta seu vinho
                                          D/JN

O grupo hoteleiro Vik Retreats, que está apresentando seu vinho ao mercado brasileiro, realizará, dia 27, em Porto Alegre, um coquetel de apresentação do produto, importado pela World Wine. O convite é da Letícia Capelini, da Press Pod PR – (11) 4561-2613/(11)98494-1438 - follow: @press_pod.
 O vinho, super exclusivo (custará  R$ 870,00 a garrafa) será apresentado a convidados do mercado de gastronomia, vinhos e a jornalistas da cidade, que poderão degustá-lo, às 19h,  na Galeria Bolsa de Arte. Quem receberá os convidados será Marina Valle, RP da marca no Brasil, o enólogo Gonzague de Lambert  e a diretora geral dos hotéis Julia Parapugna, que com sua equipe tem tido como objetivo de levar os vinhos Vik ao panteão dos melhores do mundo.
O Vik 2010, um assemblage de cinco varietais, eu já bebi. Muito bom. Segundo o sommelier da  Wine, “se apresenta estruturado e equilibrado no paladar, e exibe intensos e deliciosos aromas de frutas, com notas florais, de especiarias e balsâmicas. Este exemplar fascinante nasce de vinhedos cultivados em um terroir especial, o Valle de Millahue, no Chile, que curiosamente chama-se, lugar de ouro, na linguagem indígena local, o qual foi escolhido após uma minuciosa busca pelo empresário norueguês Alexander Vik, que pretendia produzir um "Premier Grand Cru" na América Latina. A partir destes vinhedos únicos, a Vik se baseia em uma pioneira filosofia holística (onde o todo é maior que as partes), e assim o vinho resulta da combinação harmônica entre meio ambiente, vinhedos, homem e técnica. Surpreenda-se como este tinto singular e marcante.”
As uvas  do Vik 2010 são Cabernet Sauvignon (56%), Carmenere (32%), Cabernet Franc (5%), Merlot (4%), Syrah (3%). Ele passou 23 meses em barricas novas de carvalho francês. Deve ser decantada duas horas, Sugiro experimentá-lo acompanhando um bucatini com ragu de cordeiro.

O multi empresário norueguês Alexander Vik, com negócios em vários países, decidiu produzir uma marca vinho de qualidade na América do Sul e, após testes geológicos e uma conclusão positiva, foi escolhida a propriedade de 4.325 hectares no Vale de Millahue, na zona de Cachapoal. Com a produção iniciada em 2006, foram plantados 380 hectares de vinhedos e uma vinícola em estilo futurista em arco precedido por um espelho d’água pontilhado com rochas de granito da região, assinado arquiteto chileno Smiljan Radic. A primeira safra aconteceu em 2009, desde então produzindo um único tipo de vinho: um blend de Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah. No interior da vinícola ficam as cubas de fermentação, as adegas de garrafas e os 1600 barris de carvalho francês novos e uma prática de produção sustentável que faz uso da energia solar e reaproveita água da chuva – armazenada em um lago – para irrigar os 400 hectares de vinhedos. Ali o conjunto vitivinícola se baseia num conceito holístico de sinergia entre a terra, o homem, o clima e alta tecnologia. 

Nenhum comentário: