terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cooperativa Vinícola Garibaldi recebe prêmios no Concurso do Espumante Fino Brasileiro



Juliano Daniel Perin (presidente de ABE) e Jorge Cattani (enólogo da Vinícola Garibaldi) |
Foto de Jéferson Soldi


Quatro medalhas de ouro e uma distinção são as novas conquistas da Cooperativa. Em 2015, já são 40 premiações. A qualidade do espumante brasileiro foi premiada na última sexta-feira, 16, na 9ª edição do Concurso do Espumante Fino Brasileiro. A Cooperativa Vinícola Garibaldi recebeu quatro medalhas de ouro, além de uma importante distinção, novidade na edição 2015 do evento. De janeiro até agora, a empresa já contabiliza 40 premiações nacionais e internacionais.
Em dois dias de provas, 264 amostras de 70 empresas foram degustadas. Foram premiados os espumantes Garibaldi Chardonnay, Garibaldi Prosecco, Garibaldi Moscatel Rosé e Giuseppe Garibaldi Extra-Brut. O prêmio Destaque Manoel Peterlongo, distinção concedida a espumante que sobressaíram em suas categorias, foi entregue a cinco empresas. A Garibaldi recebeu a medalha na categoria Brut Método Charmat, pelo produto Garibaldi Espumante Chardonnay.
Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o Concurso do Espumante Fino Brasileiro premiou 80 espumantes e integra a programação da Fenachamp – Festa Nacional do Champanha.
Sobre o Garibaldi Chardonnay       
Espumante top na categoria, conquistou seu espaço em concursos nacionais e internacionais. Dentre os principais, estão premiações na França, Espanha, Inglaterra, USA e Brasil. Baseado em metodologias francesas, o espumante denota uma coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Seu aroma fino e intenso lembra pêssego e maçã, com um delicado toque de pão tostado.
Sobre o Garibaldi Prosecco               
Produto Top 10 na lista dos 100 melhores vinhos do mundo e premiado em vários concursos, o espumante é conceituado pelo seu glamour e requinte. É elaborado com uvas da variedade Prosecco, garante identidade e tipicidade ao produto, que virou ícone de festas requintadas no Brasil. Elaborado pelo processo charmat, apresenta uma coloração brilhante com tons em amarelo palha e reflexos esverdeados, e seu perlage forma borbulhas finas e intensas. Seu aroma frutado lembra frutas brancas, como pêra e marmelo com um agradável toque de limão.           
Sobre o Garibaldi Moscatel Rosé   
Leve e delicado, é uma combinação de uvas Moscato de Hamburgo e Moscato de Alexandria, e elaborado pelo processo Asti e apresenta uma coloração límpida e cristalina, com perlage formado borbulhas médias e numerosas e cor rosa clara com nuances vermelhas. Seu aroma é limpo e potente, lembrando frutas silvestres, morango, cereja e framboesa, além de um perceptível toque caramelado.
Sobre o Giuseppe Garibaldi Extra-Brut    

Produto certificado pelo Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (CPEG), o espumante foi lançado em 2007 para as comemorações do bicentenário de Giuseppe Garibaldi, é um perfeito exemplar de produto elaborado com uvas da variedade Chardonnay (80%) e Pinot Noir (20%), com a mais elevada tecnologia no processo Charmat longom com 12 meses de autólise. O espumante denota uma coloração amarelo palha com reflexos dourados e apresenta um ótimo desprendimento de perlage, formando borbulhas finas e numerosas. Seu aroma fino e intenso lembra frutas secas, flores e maça madura, com um delicado toque de pão tostado.

Nenhum comentário: