quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dois momentos da próxima Expovelha, em Lençóis Paulista


01 – Expovelha - Viola, boa viola

Wilson Teixeira levará seu show em Tributo a Tonico e Tinoco para a 28ª Expovelha, feira de agronegócios, em Lençóis Paulista. É a segunda vez que o artista chega a cidade, dessa vez, em uma apresentação no recinto de exposições José Oliveira Prado. Prestes a lançar seu segundo álbum autoral, Wilson já disponibilizou aos fãs em todas as plataformas digitais, dois singles do  Casa Aberta.  “A ansiedade de todos para ouvir as novas, me fez antecipar a divulgação de duas delas, que já estão no Deezer, spotify e outros aplicativos musicais”, informou. Em paralelo ao lançamento do novo CD, Wilson continua se apresentando com os clássicos da música caipira em um show super aplaudido pelo público “ Tonico e Tinoco sempre foram mestres, gosto de tocar seus clássicos”. Wilson Teixeira se apresenta na Expovelha, dia 17, sábado, as 21h, com entrada gratuita. Ainda esse mês, o violeiro cumpre agenda em outras cidades do interior paulista como São Simão, Aguas da Prata, Avaré e Bauru.
Violeiro, cantor e compositor nascido em Avaré, interior de São Paulo, Teixeira traz em suas composições o perfeito casamento entre a música caipira e urbana, com poesias e melodias profundamente influenciadas pelas expressões regionais brasileiras. Com ousadia e originalidade, o compositor sabe combinar como ninguém o legado dos grandes mestres da viola com a música popular brasileira, sem deixar de lado o toque do experimentalismo.  
O ano de 2015 marca o lançamento de seu novo CD ‘Casa Aberta’, segundo disco de sua carreira, que traz a influência do folk contemporâneo mesclado ao estilo único da viola de Wilson Teixeira. Seu primeiro CD Almanaque Rural, onde explora o universo da viola de 10 cordas, com temáticas regionais e atemporais, foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira no ano de 2009. 
Em 2013 Wilson Teixeira recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, na categoria Revelação Solo, entregue no Memorial da America Latina em São Paulo - Capital.
Participou ainda dos principais eventos de música do interior do Brasil, tendo vencido o Festival de Tatuí em 2011 com a música "No último pé do pomar"  e no mesmo, recebido o prêmio de Melhor Intérprete. Somado à sua carreira solo, Wilson Teixeira encabeça desde 2011 o projeto  Quatro Cantos junto com os violeiros Rodrigo Zanc, Luiz Salgado e Cláudio Lacerda. Hoje, Wilson Teixeira é um dos mais importantes representantes da nova geração de violeiros do Brasil.

02 – Expovelha - Nacional Dorper e White Dorper terá 900 animais

A exposição ocorrerá de 10 a 18 de outubro, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, durante a Expovelha, em Lençóis Paulista (SP). A 9ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper 2015 será realizada durante a 28ª edição da Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo (Expovelha), o mais tradicional evento da ovinocultura paulista, que ocorrerá de 10 a 18 de outubro, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, em Lençóis Paulista (SP). A expectativa é de um grande número de animais e bons negócios para os criadores e interessados, conforme o presidente da Associação Brasileira de Criadores Dorper (ABCDorper), Paulo Franzine. “Criadores das regiões Norte e Nordeste confirmaram participação e a meta é no mínimo repetir o número de inscrições do evento anterior, que contou com 700 animais”, afirma. O número de inscritos será divulgado hoje (7/10), mas deve chegar a 900, incluindo os ovinos que participam de leilões e exposições.    
A Expovelha será a ultima etapa do ranking “Cabanha do Ano da Aspaco” para as raças Santa Inês, Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk e Texel. A programação da mostra, que ocorre simultaneamente a Expovelha, é uma parceria da ABCDorper, Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e a Associação Rural de Lençóis Paulista (ARLP).
Os destaques da programação serão o 15º Seminário Paulista de Ovinocultura e 2º Concorte, que ocorrem no dia 16, às 8h, além de dois leilões oficiais. O Leilão Dorper Nacional 2015 ocorrerá às 20h do dia 16 de outubro e será promovido pela Buriá, Dorper Campo Verde, Cabanha Five Star’s e VPJ Pecuária. Já o Leilão Dorper Spring Show é uma promoção da Fazenda Bonfim, Kaiowas, Cabanha Monte Olimpo e MOV Dorper, e ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 13h. “Os leilões deverão ter, cada um, uma oferta de cerca de 40 lotes e a expectativa é que eles tenham 100% de liquidez e boas médias”, sublinha Franzine.
O presidente da Aspaco, Bruno Garcia Moreira, está otimista e diz que o evento deverá reunir os melhores criadores brasileiros das raças Dorper e White Dorper. “A nossa expectativa é muito boa. Um grande número de ovinocultores paulistas prestigiou a Nacional realizada em Salvador, em 2014, e os criadores do Nordeste devem vir para Lençóis Paulista”, observa.
Os dois leilões devem atrair investidores da ovinocultura, segundo o presidente da Aspaco. “São Paulo é um Estado que realiza vários leilões com médias muito boas. Pela qualidade do plantel, acreditamos que os animais serão bem valorizados”, aposta. Moreira ressalta  que existe a possibilidade de os grandes campeões serem vendidos, a exemplo do que ocorreu em Salvador, no ano passado. “Na Bahia, o Grande Campeão da raça Dorper foi vendido no primeiro leilão, da sexta-feira”, completa.   
O Recinto de Exposições “José Oliveira Prado” passou por melhorias para receber a Expovelha 2015. Conforme o presidente da Associação Rural de Lençóis Paulista, José Oliveira Prado, foi montado um novo pavilhão, com 160 baias, que terá a capacidade de receber de 600 a 700 ovinos Dorper e White Dorper. Os pavilhões de bovinos também estão sendo preparados para abrigar os animais. “A expectativa é muito boa. A Expovelha sediará a Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper , que terá julgamentos e dois leilões e um grande número de animais”, salienta. 
Regulamento - Para julgamento de classificação será utilizado o Regulamento Padrão para Julgamento de Ovinos Arco 2015, para todas as raças. Porém, para os ovinos das raças Dorper e White Dorper haverá categoria especial – Campeonato Sênior, onde os machos receberão os títulos de “Campeão e Reservado Campeão Sênior” e as fêmeas receberão os títulos de “Campeã e Reservada Campeã Madona”. O criador e inspetor do registro genealógico da África do Sul Wicus Cronje será o jurado.
Iniciada no município de São Manuel (SP), a Expovelha é um evento oficial da Aspaco e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) que tem o objetivo de promover a ovinocultura e reunir produtores de São Paulo e outros Estados. A primeira edição da mostra, realizada de 28 a 30 de outubro de 1988, reuniu 5 mil pessoas. Hoje, mais de 50 mil pessoas passam pelo evento anualmente. 
Programação de exposição e julgamento dos animais
10/10 – Entrada dos animais das 8h às 20h;
11 e 12/10 – Pesagem e admissão dos animais a partir das 8h;
13/10 – Julgamento de classificação da raça Ile de France com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
14/10 – Julgamento de classificação da raça Suffolk com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
15/10 – Julgamento de classificação das raças Santa Ines, Texel com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
16/10 – Julgamento de classificação da raça Santa Inês e Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
 - Leilão Dorper Nacional 2015, 20h.
Promoção da Buriá, Dorper Campo Verde, Cabanha Five Star’s e VPJ Pecuária;
17/10 – Julgamento dos Grandes Campeonatos das raças Dorper e White Dorper a partir das 8h;
- Julgamento do “Campeonato Supremo dos Grandes Campeões e Grandes Campeãs de todas as raças” às 12h;
- Leilão Dorper Spring Show, 13h
Promoção Fazenda Bonfim, Kaiowas, Cabanha Monte Olimpo e MOV Dorper

18/10 – Saída dos animais a partir das 16h.

Nenhum comentário: