terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pericó Vinhos lança espumante brut com método Champenoise


Depois do sucesso do espumante Nature com o método Champenoise, a Pericó Vinhos, de São Joaquim/SC, lança ao mercado o seu branco brut também com as técnicas francesas. Desenvolvido na Altitude Brasileira em Santa Catarina, o Cave Pericó Champenoise Brut, da safra 2012, contém Cabernet Sauvignon (40%), Chardonnay (40%) e Merlot (20%).
A linha de espumantes e vinhos da Pericó tem um grande diferencial, pois são produzidos com uvas de castas francesas. O Champenoise Brut da Pericó permaneceu 30 meses na segunda fermentação para o afinamento das leveduras e autólise, assim como funciona o método tradicional Champenoise da França, técnica que garante uma qualidade muito superior devido à característica artesanal.
O charmoso espumante lançamento da Pericó Vinhos harmoniza com aperitivos, coquetéis, antepastos, peixes, crustáceos, culinária oriental, carnes brancas, risotos, queijos leves e, com maçãs, fica ainda mais saboroso.
O método Champenoise foi desenvolvido na região de Champagne, na França, onde nasceu este vinho tão especial por suas bolhas e seu charme. Reconhecido pela sua qualidade, este método é mais delicado e artesanal, resultando em espumantes com perlage fina, evolução nos aromas e complexidade gustativa.
Os espumantes são obtidos pelo processo de segunda fermentação de um vinho base, realizada dentro da própria garrafa, isto é, sem deixar escapar o gás carbônico gerado durante a fermentação. O método é também conhecido como Tradicional ou Clássico.
Durante dois meses, as leveduras transformam açúcar em álcool e liberam gás carbônico, dando origem a perlage do espumante. Após, o espumante passa por um processo de autólise e envelhecimento que pode durar meses ou até anos, sendo finalizado com a remoção das impurezas por meio da remuage e do dedorgement.

A Pericó Vinhos contempla um portifólio de espumantes e vinhos cultivados na Altitude Brasileira, em São Joaquim/SC. Há 13 anos, a vinícola planejou e preparou o terroir, com viradas do solo e adubos por quatro vezes, para no final de 2004 plantar suas castas francesas. O primeiro e único Icewine brasileiro é da Pericó, elaborado em junho de 2009, com colheita a –7.5 ºC. As condições climáticas favoráveis foram fatores fundamentais para a Pericó Vinhos receber 24 prêmios até a 8ª safra (2014).

Nenhum comentário: