terça-feira, 20 de outubro de 2015

Escolhidos os campeões da 9ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper


As cabanhas do Estado de São Paulo foram destaque e conseguiram os principais prêmios na 9ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, que ocorreu durante a 28ª Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo (Expovelha). O evento foi realizado de 10 a 18 de outubro, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, em Lençóis Paulista (SP). O sul-africano Wynand Lodewicus Cronje (Wicus Cronje) foi o jurado para as raças Dorper e White Dorper.
No Dorper, o Grande Campeão foi o macho Dorper Campo Verde TE 5404, da Cabanha Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP), que foi adquirido pela Fazenda Tiburuna, do criador José Vieira Neto, de Pernambuco. O título de Reservado Grande Campeão ficou com Kaiowas Perseus TE 1806, do criador Márcio Afonso Cordeiro.
Nas fêmeas, a Grande Campeã foi o animal Dorper Campo Verde IA 5005, da Dorper Campo Verde, mas que foi adquirida pela Caxambú Dorper, também de Pernambuco. A Reservada Grande Campeã ficou com o animal de identificação 105 e tatuagem TE 5815, da Dorper Campo Verde, da criadora Adriana de Castro Silveira Pinto. “Eu gostei muito desse animal e o comprei na terça-feira. Sabia que ele iria muito forte para o grande campeonato de fêmeas e estava torcendo muito para que ele se consagrasse Grande Campeã. Acredito que fiz um bom negócio durante esta Nacional da raça Dorper. Estou muito feliz de levar esse prêmio pra Pernambuco, em um evento aqui em São Paulo”, disse a proprietária da Caxambú Dorper, Patricia Bacana.
Na White Dorper, a Cabanha Dorper Campo Verde, da criadora Adriana de Castro Silveira Pinto, conquistou o título de Grande Campeão, com o reprodutor Dorper Campo Verde IA 4874. A Fazenda Estrela do Vale, do criador Luiz Otavio Roma, de Vila Velha (ES), ficou com título de Reservado Grande Campeão, com Estrela do Vale Cannon IA 47.
Já nas  fêmeas White Dorper, a Cabanha Interlagos, dos selecionadores Jamer e Jaqueline Marques, de Valinhos (SP), conquistou o título de Grande Campeã Nacional com Interlagos Encantada 1726. A Reservada Grande Campeã foi Bonfim TE 414, da Fazenda Bonfim, do selecionador Carlos Raul Consonni, de São Paulo (SP).
Pelo terceiro ano consecutivo, o criador Edison Nalin Caretta, do Sítio Santa Cruz, de Indaiatuba (SP), foi escolhido como o Melhor Expositor e Melhor Criador da raça White Dorper  do Ranking da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco). O ovinocultor ficou bastante satisfeito com o prêmio. “É o reconhecimento pelo empenho, pelo trabalho do ano inteiro”, disse Caretta.
O presidente da ABCDorper, Paulo Augusto Franzine, considerou a 9ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper um grande sucesso. Ele destacou que cerca de 700 animais e 38 criadores das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste participaram da mostra. “Nesse ano, também tivemos a participação de novos criadores, das regiões Sul e Nordeste”, afirmou. O dirigente ainda ressaltou a qualidade dos animais que entraram na pista do Recinto de Exposições “José Oliveira Prado. “O número de animais ficou próximo do que era esperado, cerca de 700. Mas a qualidade surpreendeu a todos e inclusive foi destacada pelo jurado”, completou Franzine.

A Expovelha foi a última etapa do ranking “Cabanha do Ano da Aspaco” para as raças Santa Inês, Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk e Texel. A programação da mostra, que ocorreu simultaneamente a Expovelha, foi uma parceria da ABCDorper, Aspaco e a Associação Rural de Lençóis Paulista (ARLP). 

Nenhum comentário: