terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festa da Uva 2016 anuncia novidades no desfile cênico musical


  
Os oito desfiles cênicos da Festa Nacional da Uva 2016 (18 de fevereiro) serão realizados na Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) pelo presidente da Festa, Edson Nespolo, e pela diretora de Desfiles da Comissão Comunitária, Rubia Frizzo, durante encontro com a imprensa.
Desde a 8ª edição da Festa, em 1958, o desfile era realizado na Rua Sinimbu. A mudança foi embasada em análises técnicas que apontaram benefícios tanto com relação ao público quanto aos integrantes do desfile, além de vantagens em relação à mobilidade urbana. Nespolo destaca que a decisão de mudar da Sinimbu para a Plácido foi tomada depois de muitas reuniões envolvendo representantes da comunidade e entidades de Caxias. “Sabemos da dimensão e do significado dessa mudança, e não teríamos optado por isso se não estivéssemos convictos de que há muito mais pontos positivos do que negativos”, comenta.
Rubia defende que a Plácido de Castro vai proporcionar um desfile cênico “de ponta a ponta”, sem que as atrações artísticas fiquem limitadas a determinados pontos do trajeto. “Na Sinimbu, algumas encenações ocorriam somente no trecho em frente à Catedral Diocesana, enquanto que a Plácido permite um desfile mais sincronizado e dinâmico, valorizando as apresentações artísticas e os recursos cenográficos”, observa. O palco, por exemplo, será maior, oferecendo mais recursos aos músicos que farão a trilha sonora ao vivo.
Outros fatores que influenciaram na opção pela Plácido de Castro foram a mobilidade urbana e o impacto no trânsito. Se realizado na Sinimbu, o desfile demandaria o desvio de 30 linhas de ônibus, enquanto que na Plácido esse número reduz para três linhas.
O desfile cênico musical apresenta novidades em seu perfil estético e artístico, inspirado no tema da 31ª Festa Nacional da Uva, Imagens e Horizontes, e também nas comemorações dos 140 anos de imigração italiana no Estado. O roteirista Nivaldo Pereira adianta que o espetáculo está dividido em três atos: Origens de uma cultura; Formação de uma cultura; Uma cultura em festa. “Nossa narrativa cênica pretende recortar e situar historicamente marcos referenciais de valores perfeitamente reconhecíveis na cultura de Caxias do Sul. O eixo principal será a construção da cultura vigente, desde sua gênese à sua expressão festiva”, comenta.
Serviço - Desfile cênico musical da Festa da Uva 2016
Dias 18, 20, 21, 26, 27 e 28 de fevereiro e 05 e 06 de março, sempre às 20h. 
Trajeto: 360 metros – Início na Rua Andrade Neves / dispersão Treze de Maio
Duração: 1h20min
Número de carros: nove
Número de figurantes: 1.200 pessoas
Arquibancadas: capacidade para 4.875 pessoas – Valores: R$ 30 e R$ 15 (maior idade e estudante); PCD e acompanhante não pagam (mediante pré-reserva)
Público estimado: 17 mil por noite

Em caso de chuva: cancelado

Nenhum comentário: