terça-feira, 27 de outubro de 2015

Afonso Hamm reforça pedido ao MDA para assistência técnica ao setor da ovinocultura


O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou na tarde de quarta-feira, dia 23 de outubro, em Brasilia, de reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab, integrantes da Banda Gaúcha e prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Sul na Mete Sul e da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul. Os participantes reivindicaram a abertura de Chamada Pública para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Ovinocultura do RS.
O ministro relatou que esse tema integra um projeto territorial de desenvolvimento da região do Ministério e se comprometeu em priorizar a sua ida na região dos Consórcios para tratar de ações de desenvolvimento do setor, integrando os produtores, ARCO, Embrapa, Emater, governo estadual e universidades.
O deputado Afonso Hamm relata que esse assunto vem sendo tratado no Ministério desde o primeiro semestre deste ano com o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Onaur Ruano. O setor reivindica apoio para que os ovinocultores do Estado sejam contemplados com assistência técnica por meio de chamada pública. “A proposta é para fomentar a ovinocultura e estabelecer políticas de desenvolvimento social no campo. Além de ser uma atividade rentável, já que a cada quatro cordeiros comercializados, resulta ao criador, um salário mínimo”, enfatiza Hamm ao acrescentar sobre a importância da ovinocultura, seja na criação dos animais, na produção da carne e de lã e dos sub-produtos.
Conforme Schwab o programa deverá contemplar 22 municípios das regiões do Alto Camaquã e Fronteira Oeste e se traduz em importante passo para o desenvolvimento e profissionalização da ovinocultura.
A região do Alto Camaquã conta com 9.065 criadores de ovinos, com 728.060 mil animais, o que representa 18% do rebanho do Estado, que é de 4,1 milhões de ovinos. E, a região da Fronteira Oeste tem 9.581 produtores de ovinos e um rebanho de 1.835.562 animais, corresponde a 44% do criatório gaúcho. As duas regiões representam 60% do efetivo populacional de ovinos no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: