sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Garibaldi sedia 9ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro


264 amostras, de 70 empresas das regiões produtoras do país, estão sendo  avaliadas

O número de amostras inscritas no Concurso do Espumante Brasileiro preconiza o sucesso da 9ª edição do evento. O ano de 2015 bate recorde de inscrições, refletindo o crescente mercado do espumante nacional e o aumento na produção da bebida, que vem caindo cada vez mais no gosto dos apreciadores. 44 degustadores, entre enólogos e jornalistas especializados, degustam desde o dia 14 de outubro, 264 amostras provenientes de 70 vinícolas das regiões produtoras do Brasil. O Concurso integra a Fenachamp 2015, em Garibaldi (RS), em uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Para o Presidente da ABE, Juliano Daniel Perin, o número de amostras inscritas representa o grande sucesso do evento: “Essa edição bate recorde de amostras inscritas. O Concurso do Espumante Brasileiro é um evento consolidado, e o número que cresce a cada ano demonstra a importância do evento para o mercado do espumante nacional”, avalia Perin. Participam do concurso somente espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. As categorias do Concurso do Espumante Brasileiro englobam espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).

As degustações respeitam as normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), estão sendo realizadas na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi.  A premiação também será realizada, sexta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp. Serão premiados os melhores espumantes classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais. As premiações  contemplam Grande Medalha Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. O concurso ainda prevê  distinções especiais para determinados espumantes que se destacarem em suas categorias.

Nenhum comentário: