domingo, 12 de abril de 2015

Vinícolas brasileiras avaliam resultados da ProWein 2015

                      Morgana Miolo
                      Arquivo JN

As 10 vinícolas brasileiras que participaram da ProWein 2015 (Aurora, Basso, Casa Valduga, Garibaldi, Lídio Carraro, Miolo, Perini, Pizzato, Salton e Vini Brasil) contabilizaram um total de USD 481.020 em negócios na feira realizada de 15 a 17 de março em Düsseldorf, na Alemanha. Nos três dias, as empresas do projeto setorial Wines of Brasil (WOB) realizaram 146 reuniões com contatos da Alemanha, Angola, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Estados Unidos, Hong Kong, Holanda, Irlanda, Itália, Islândia, Lituânia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura e Suécia. A projeção é de que nos próximos 12 meses sejam fechados outros 32 negócios, com volume de USD 1.981.215.
A ProWein é considerada a maior feira comercial de bebidas do mundo. O WOB, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participou do evento pelo 11º ano. 
Atualmente, 30 vinícolas participam do Wines of Brasil. Em 2014, elas exportaram um total de USD 9.912.952,00 em vinhos engarrafados, montante 83,71% em relação a 2013. Em termos de volume, no ano passado foram exportados 2.652.688 litros de vinhos finos e espumantes (volume 74,8% superior ao mesmo período do ano anterior). Os dados são do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (AliceWeb), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os principais destinos foram Reino Unido, Bélgica, Paraguai, Alemanha, Países Baixos (Holanda), Estados Unidos, Japão, Colômbia, China e Suíça.
O Programa Primeira Exportação é a porta de entrada para empresas interessadas em aderir ao Wines of Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.1800 ou pelo e-mail info@winesofbrasil.com.
Para a analista de marketing Luísa Valduga, a ProWein foi uma oportunidade para apresentar os vinhos brasileiros aos consumidores europeus, avaliar sua reação e identificar o que buscam. “Os visitantes gostaram muito, principalmente dos espumantes”, afirma Luísa. 

A gerente de exportação Morgana Miolo também avalia como positiva a participação do Brasil na feira deste ano. “Chamou a atenção a quantidade de compradores da Rússia e da Europa em geral. Acho que muito em função da atenção que o Brasil está atraindo com as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Os que ainda não conhecem os produtos brasileiros ficam surpresos. Os espumantes chamam muito a atenção por causa do frescor”, avalia Morgana.

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