sexta-feira, 17 de abril de 2015

O mundo do vinho se encontra na ExpoVinis Brasil


Abril é o período de grandes negócios e novidades no mundo do vinho no Brasil, quando produtores, importadores, enófilos e demais players do setor de vinhos se reúnem em São Paulo para o principal evento do segmento na América Latina: o ExpoVinis Brasil.  Quem me manda a dica é a Magaly Corgosinho, da CH2A Comunicação, responsável pela divulgação do evento, sob o comando da Alessandra Batocchio Casolato. A 19ª edição do evento acontecerá no Expo Center Norte entre os dias 22 e 24 de abril e deve atrair mais de 10 mil pessoas que vão visitar a feira para conhecer lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.
“O ExpoVinis é uma feira consolidada, que há quase 20 anos reúne no Brasil produtores e visitantes de todo o mundo. É um momento importante para o mercado, quando temos a oportunidade de apresentar as novidades e discutir o setor. Um dos nossos objetivos é manter a alta qualificação do público, parte da nossa estratégia em 2014, ano em que recebemos uma quantidade elevada de profissionais de restaurantes e bares, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e, claro, especialistas”, resume Ana Ishida, show manager do evento.

Vinho Invisível, Vinho Laranja e fruit-seccos

Em 2015 o evento recebe lançamentos exóticos e vinhos ainda pouco conhecidos pelo mercado. É o caso do vinho ‘Invisível’, da importadora Caves Santa Cruz. O rótulo, português, é um branco elaborado com uma uva tinta, a Aragonês, e sua transparência inigualável vai surpreender o público.
A importadora Decanter, uma das maiores do país, volta a participar do ExpoVinis Brasil e monta ilhas divididas por cores. É em uma dessas ilhas que a marca apresenta os melhores Vinhos Laranja do mundo, uma seleção pioneira e única no Brasil. Elaborados com base em metodologias ancestrais, de mais de cinco mil anos, os Vinhos Laranja seguem um princípio: são de uvas brancas vinificadas como se fossem tintas, ou seja, o vinho é mantido por longo tempo em contato com as cascas, o que confere a cor laranja.
Também novidade no ExpoVinis são os drinks elaborados com prosecco da Herres, um das 5 maiores produtoras de espumante da Alemanha. Chamada Fruity’n’Fresh, a linha de fruit-seccos é composta pelos sabores Strawberry, Mango e Blood Orange.
A importadora Prosecco Express, especializada em promover vinhos italianos produzidos por pequenas vinícolas, vai apresentar o único e raríssimo Tempranillo elaborado na Toscana, na Itália. Os enólogos responsáveis pelo rótulo, Leonardo Beconcini e Eva Bellagamba, estarão no evento para contar a história deste vinho raro, que foi produzido durante anos pela família sem que eles soubessem qual era aquela uva cultivada – a variedade só foi descoberta muito tempo depois, através de um teste de DNA da planta.
“O ExpoVinis Brasil é a oportunidade para o setor conhecer e discutir o que de novo está sendo feito em todo mundo, o que está sendo resgatado e como o mercado tem se comportado. Os rótulos, alguns raros ou elaborados com técnicas moderníssimas, são um reflexo das tendências do mundo do vinho e dizem muito sobre as preferências dos consumidores”, explica Ana Ishida.
‘Novidades’ é um dos temas que a Wines of Chile vai trabalhar em seu espaço no evento: a associação que representa a indústria de vinhos do Chile apresentará rótulos nas mesas temáticas Novelties: o que há de novo na produção de vinhos chilenos, como vinhos elaborados no deserto; Altitude: vinhos produzidos em vinhedos localizados acima do nível do mar, cenário que enriquece uvas tintas, como a Cabernet Sauvignon; e Cool Climates: vinhos provenientes de terroirs das regiões mais frias do Chile. O país segue na posição número 1 no ranking de importações no Brasil e fechou o ano com 50% de participação em volume, 10% a mais do que o resultado apresentado em 2013 (dados da União Brasileira de Vitivinicultura).
No Espaço França, tradicional pavilhão do ExpoVinis, ganham destaque os Vignerons de Champagne, pequenos produtores familiares que não têm a fama e nem o funcionamento das grandes maisons de Champagne, e o público também poderá viver experiências com Cognac, que virá em releituras com suco, energéticos e refrigerante.
Localizada na Eslovênia, uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, a P&F Wineries traz ao ExpoVinis seus rótulos elaborados em Podravje, região conhecida como a “Toscana do Oriente”. Em 2014, a vinícola foi eleita a Melhor do Ano na Eslovênia.
Do Brasil, algumas novidades ficam por conta das vinícolas Garibaldi e Pizzato. A Vinícola Garibaldi aposta no derivado de uva que mais cresce no Brasil e lança no evento seu suco de uva integral, o primeiro no país em embalagem Tetra Pak. A novidade considerou a praticidade da caixinha em relação à embalagem de vidro, como geralmente são comercializados os sucos desta categoria. Todos poderão consumir sem moderação: o suco é totalmente natural e sem adição de açúcar.
Já a Pizzato Vinhas e Vinhos apresenta no ExpoVinis Brasil o projeto-piloto Pizzato Vertigo, espumante que não passa pelo processo de degorgèment, que consiste em remover os sedimentos e leveduras que ficam depositados no gargalo da garrafa durante o processo de fermentação de espumantes. A novidade poderá ser degustada em primeira mão pelos visitantes da feira.
E alguém já pensou em decorar a parede com vinhos? Essa é uma das propostas da marca Garrafeiros, que desenvolveu um novo conceito em suportes para vinhos, com design moderno, minimalista e instalação fácil.


Único Master of Wine brasileiro

Primeiro sul-americano e único brasileiro a ostentar o cobiçado título de Master of Wine, Dirceu Vianna Jr – MW, que vive em Londres, é uma das atrações do ExpoVinis Brasil, onde vai conduzir uma palestra de grande repercussão para o mercado.
Referência internacional no segmento, Vianna conquistou o título em 2008, após concluir anos de estudos na Wine & Spirit Education Trust, tradicional instituição britânica responsável por formar os “mestres do vinho”. Para obter a certificação, ele estudou seis anos na WSET®. A cada ano, a escola aceita no máximo oitenta alunos, aprovados em um rígido exame. Os testes para passar às próximas etapas são considerados dificílimos. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.
Nascido no Paraná, Dirceu Vianna Jr. – MW acumula a experiência de consultor para produtores de países como França e Portugal, foi juiz de alguns dos principais concursos do mundo, é autor de livros e colaborador da revista inglesa Decanter, reconhecida publicação especializada. Dirceu Vianna Jr. – MW trabalha no mundo do vinho desde 1990.


TOP TEN 2015

O ExpoVinis Brasil volta a realizar um dos mais aguardados concursos de vinhos do Brasil e importante “guia” para quem visita a feira: o TOP TEN. Anualmente a premiação elege os melhores rótulos da feira em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’), Fortificados e Doces.
O júri, formado por importantes nomes do mundo do vinho, é presidido pelo consultor Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin. O resultado será divulgado na manhã do dia 22 de abril, primeiro dia da feira.

Iniciantes no mundo do vinho e consumidor final


A 19ª edição do ExpoVinis Brasil apresenta novidades importantes: pela primeira vez será realizado o projeto Dr. Wine, desenvolvido para atender quem está iniciando o próprio negócio ou ainda não tem consultoria de especialistas para montar uma carta de vinhos. A atividade possibilita ao visitante marcar dia e horário, por meio do e-mail dr.wine@enocultura.com.br, para conversar com os consultores do evento, que darão dicas e sugestões para compor a carta de restaurantes, pizzarias e bares.
Outra inovação em 2015 são as palestras como foco em consumidores iniciantes no mundo do vinho. “É a primeira vez que apresentamos palestras direcionadas com entrada gratuita a quem está começando a apreciar a bebida. Além de um mediador de negócios, o ExpoVinis tem o papel de discutir e contribuir para a especialização do setor, oferecendo ao mercado informação de qualidade e adequada para cada integrante da cadeia que integra o segmento”, resume Ana Ishida.
Também com foco no consumidor e no profissional iniciante, acontecerá, diariamente, o 1º Glass Tasting Riedel. A marca de taças, mundialmente reconhecida, fará demonstrações de como uma taça pode influenciar na degustação de diferentes tipos de uvas e onde a forma (tamanho do bojo e diâmetro da borda) pode alterar significativamente o vinho, interferindo na percepção de seus aromas.


Degustações e Palestras Premium

Altamente concorridas durante o ExpoVinis Brasil, este ano as Degustações Premium, que são temáticas e conduzidas por grandes nomes do setor, serão gratuitas para profissionais do setor, com inscrições feitas pelo site do evento. ‘Ganhadores do Top Ten’ é o tema da degustação conduzida por Jorge Lucki; a prova ‘Vinhos Biodinâmicos’ será comandada pelo premiado sommelier chileno Héctor Riquelme - que estará no Brasil exclusivamente para o evento.
O Master of Wine Dirceu Vianna Jr. - MW irá comandar a Palestra Premium ‘Ferramentas de vendas usadas em países europeus: como vender vinhos em um mercado competitivo’ e participa, ainda, de uma palestra sobre ‘Vinhos Biodinâmicos’ juntamente com Héctor Riquelme. ‘Defeitos do vinho, entenda como eles ocorrem’ e ‘O mercado brasileiro do vinho e como aumentar o consumo’ são os temas das palestras ministradas por Paulo Bramer, da Eno Cultura.
“As Palestras Premium são uma das inovações do evento em 2015. A ideia é ministrar verdadeiras aulas sobre o universo dos vinhos com os maiores especialistas do mercado, trazendo informações de forma descomplicada sobre os principais temas do momento. Já as Degustações Premium, tradicionais no ExpoVinis, são a oportunidade perfeita para quem quer engrandecer seu conhecimento sobre vinhos. Com sessões experimentais e sensoriais, informam, ensinam e exemplificam, estimulando os paladares dos participantes”, explica Ana.
Os horários, todos os temas e como inscrever-se para as vagas limitadas
devem ser consultados no site www.expovinis.com.br


Shuttle service e Info travel truck

Em 2015, o ExpoVinis Brasil volta a oferecer um serviço inaugurado no ano passado: o shuttle service, traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do evento até a estação. O transporte começa a operar às 12h30 saindo do metrô para o pavilhão, e o trajeto Center Norte-estação começa a operar às 14 horas. O último shuttle sai às 21h30 do centro de exposições.
Como o evento recebe expositores, compradores e empresários de vários estados brasileiros e de países como Chile, Argentina, Uruguai, França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e África do Sul, este ano a feira contará com o info travel truck uma Central de Informação Turística Móvel - projeto da São Paulo Turismo e da Prefeitura de São Paulo -, que vai oferecer informações sobre a capital paulista aos visitantes do maior salão de vinhos da América Latina.
O info travel truck ficará dentro do pavilhão de exposições e o objetivo é trazer aos visitantes informações turísticas da cidade, já que muitos deles, que estarão em São Paulo a trabalho ou para visitar a feira, devem aproveitar o final de semana após o evento para conhecer algumas atrações paulistanas. Toda a infraestrutura será providenciada pela SPTuris, que terá uma equipe devidamente treinada para atender o público do ExpoVinis Brasil.
“Este é mais um serviço que implementamos e será um diferencial na feira, que recebe, anualmente, grande quantidade de estrangeiros e de brasileiros de outros estados. Vamos oferecer informação de qualidade e opções de roteiros para quem quer conhecer a capital ou apreciar e harmonizar muitos dos vinhos degustados na feira em restaurantes e empórios de São Paulo, por exemplo”, finaliza Ana Ishida, show manager da feira.

Nenhum comentário: