quarta-feira, 22 de abril de 2015

Osvaldo Aranha: receita para impressionar na cozinha



                             Osvaldo Euclides de Souza Aranha
                                Osvaldo Aranha, o filé
                                 Arquivo JN

O filé Osvaldo Aranha já foi uma unanimidade no Rio Grande do Sul, especialmente à época do destacado alegretense Osvaldo Euclides de Souza Aranha (1894-1960), advogado, político e diplomata brasileiro, parceiro de Getúlio Vargas na Revolução de 1930. Dizem que ele própria gostava de prepará-lo para o confrade Flores da Cunha, parceiro de lutas, de cartas e de polacas. No Rio Grande do Sul, já não se encontra com facilidade nos cardápio, mas, no Rio e São Paulo, é bem presente, como informa o chef Lima, da Montecatini Trattoria, no bairro de Perdiez, em São Paulo, onde o prato é o mais solicitado. Aliás, já escrevi aqui sobre esta Trattoria, a qual pretendo visitar quando estiver em São Paulo, com meu amigo João Carlos Botezzeli, o Pelão, que mora, exatamente, em Perdizes. 
O prato Osvaldo Aranha, campeão de pedidos na Montecatini Trattoria é uma ótima alternativa para eventos em família e encontros com amigos. Além de saborosa, a receita que leva filet mignon como ingrediente principal e serve até quatro pessoas é refinada e dá boa impressão aos convidados, pois pode ser preparada na frente dos convidados, como é feita no restaurante.
“O Osvaldo Aranha é uma mistura simples de ingredientes que o brasileiro gosta de consumir no dia a dia. O segredo é misturar todos os elementos na frigideira ainda bem quente”, diz Lima. O chefe sugere, acompanhar, um vinho tinto de procedência chilena ou um Malbec argentino. Já eu, gaúcho, prefiro acompanhar o Filé à Osvaldo Aranha com um Raizes Corte 2009, da Casa Valduga, produzido com uvas exatamente das terras percorridas por Osvaldo Aranha quando montava ao lado dos companheiros nas pelejas riograndenses do início do século passado.
Confira a receita passo a passo:
• Batatas portuguesas
Lavar e cortar as batatas em fatias redondas e finas (chips). Usar o tipo de batata próprio para fritura para não ficar encharcada de óleo.  
• Farofa
Ingredientes
1/2 calabresa bem picada
1/2 cebola pequena bem picada
100 gramas de manteiga
1 colher de açafrão
1 colher de sopa de salsinha picada
100 gramas de farinha de mandioca fina
Preparo
Em uma frigideira, colocar a manteiga para fritar a linguiça e cebola, incluir também o açafrão. Desligue o fogo e coloque a farinha e a salsinha picada. Mexa bem.  
• Osvaldo Aranha
Ingredientes
4 medalhões de filet mignon
50 ml de azeite extra virgem
200 gramas de manteiga
80 gramas de alcaparras
1 colher de sopa de salsinha picada 
100 gramas de farofa
1 porção de arroz
1 porção de batatas portuguesas
Preparo
Grelhar os medalhões de filet mignon em uma frigideira grande no azeite, com pouco sal, e acrescentar a manteiga. Quando quase estiver no ponto desejado (mal passado, ao ponto ou bem passado), incluir as alcaparras e após 40 minutos, aproximadamente, incluir a salsinha picada. Com a frigideira ainda bem quente, misturar o arroz, a farofa e a batata.

Lá em Perdizes, a Trattoria Montecatini fica na rua Caiowaá, 64, telefone (11) 2589-4900/2589-2900.

Nenhum comentário: